Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Justiça

MP pede expulsão de tenente-coronel da PMMS acusado de apoiar máfia do cigarro

Procurador de Justiça, André Lorenzoni, solicitou a perda da patente e a exclusão de Admilson Cristaldo Barbosa dos quadros da corporação

13 janeiro 2025 - 10h10Vinícius Santos

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Estado (TJMS) para solicitar a exclusão do tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa dos quadros da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), após sua condenação por corrupção passiva majorada. A acusação, baseada em sua atuação como policial militar, descreve que Barbosa recebeu, entre janeiro de 2015 e abril de 2016, aproximadamente R$ 200.000,00 em vantagens indevidas.

O procurador de Justiça André Antônio Camargo Lorenzoni argumenta que Barbosa, ao longo desse período, se aproveitou de sua função pública para receber propinas, o que configura o crime de corrupção passiva, conforme o Código Penal Militar. Apesar de ter sido inicialmente inocentado em primeira instância, a decisão foi revista, resultando em uma condenação de quatro anos, nove meses e 18 dias de reclusão, em regime semiaberto.

A ação do MPMS visa à perda da graduação de Barbosa, alegando que sua condenação e a gravidade de seus atos são incompatíveis com a função de oficial da PMMS. O procurador também destaca o histórico de Barbosa, que inclui envolvimento em crimes graves praticados em serviço, como o apoio ao contrabando de cigarro entre 2016 e 2018, no âmbito da Operação Oiketicus.

O procurador enfatiza ainda o impacto negativo da conduta do oficial na imagem da corporação policial e a confiança da sociedade, afirmando que Barbosa usou sua alta patente para obter vantagens ilícitas e comprometer a ética e os deveres da função pública.

Em decisão recente, o desembargador Zaloar Murat Martins de Souza, relator do caso, determinou que Barbosa fosse notificado e apresentasse defesa no prazo de 10 dias, com a possibilidade de nomeação de defensor público caso ele não se manifestasse. O caso segue em tramitação no TJMS.

Conforme o Portal da Transparência de MS, o tenente-coronel recebe um salário bruto de R$ 31.688,71, pago pelo Estado por meio da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev).

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Facão
Polícia
Adolescente é socorrido após ser golpeado várias vezes com facão em Dourados
Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jd. Noroeste -
Saúde
Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga
STF -
Justiça
Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União
Foto: Ilustrativa -
Justiça
Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande
Paulo Roberto Teixeira Xavier é conhecido em MS por ter visto o filho morrer por engano durante uma 'briga' com a família Name
Justiça
Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS
Orlando Vendramini Neto preso pela Senad -
Justiça
Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas
Ônibus de Campo Grande
Justiça
Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão
Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital
Justiça
Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital
Médica investigada no caso Benício
Justiça
Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí