O Grupo de Atuação Especial da Execução Penal (GAEP) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pedindo o encerramento das cantinas presentes nas unidades prisionais do estado.
A promotora Jiskia Sandri Trentin, da 50ª Promotoria de Justiça, assinou o documento, instruindo os órgãos a tomarem medidas imediatas para interromper a expansão das cantinas e fechar as já existentes, proibindo a venda de produtos e outros itens.
Segundo o MPMS, a existência dessas cantinas ao longo dos anos tem sido um grande problema na dinâmica das prisões, violando o Princípio da Intranscendência da Pena, pois as famílias dos detentos são forçadas a sustentá-los financeiramente, muitas vezes em detrimento de suas próprias necessidades básicas.
As organizações criminosas se beneficiam dessas falhas estruturais do Estado nas prisões, ganhando poder e influência. As cantinas se tornaram espaços propícios para suas atividades, concentrando a escassa alimentação e outros itens essenciais, monopolizados pelos presos mais influentes.
Os destinatários da recomendação têm 30 dias para responder por escrito sobre o cumprimento da mesma, informando as medidas implementadas ou pretendidas, incluindo um cronograma de atividades, se for o caso. Em caso de resposta positiva, devem divulgar imediatamente a recomendação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Contratações temporárias em Bodoquena são alvo de recomendação do MP

Justiça Itinerante estará no Pioneiros e Moreninhas nesta semana; veja agenda

"Barone" é condenado por exploração do jogo do bicho na Capital

Cantor Leonardo processa frigorífico da "Picanha do Mito"

STF suspende decisão do TCU sobre controle de bebidas

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes por suposto uso indevido de avião da FAB

TRE rejeita recurso e eleição suplementar em Paranhos acontece sem Dr. Jorge

Músico que bateu na namorada com bebê no colo é solto novamente pela Justiça

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju
