O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Verde de Mato Grosso/MS, emitiu uma recomendação ao Município, pedindo a anulação da "Etapa II - Avaliação de Perfil e de Conhecimentos de Gestão Escolar, Habilidades, Competências e Atitudes dos Candidatos" e os resultados dessa etapa no processo seletivo para Diretores Escolares da Rede Municipal.
O promotor Matheus Carim Bucker destacou que a manutenção desta etapa constituirá um ato ilícito, em desrespeito aos princípios da impessoalidade e publicidade, além de causar insegurança jurídica aos candidatos, indo contra a posição do Supremo Tribunal Federal.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial do MPMS desta quarta-feira (25) e alerta que o não cumprimento da recomendação poderá resultar na adoção de medidas judiciais cabíveis contra o Município.
Segundo o MPMS, o processo seletivo apresenta irregularidades que prejudicam o interesse público, tais como a falta de isonomia, impessoalidade, publicidade e competitividade. A banca organizadora, OMNI Concursos Públicos LTDA – ME, conduziu avaliações psicológicas e testes psicotécnicos sem base legal para tal.
Além disso, o MPMS apontou a ausência de documentos que justificassem a classificação dos candidatos como "RECOMENDADO" ou "NÃO RECOMENDADO" para o cargo. De 13 candidatos, 7 receberam a classificação "NÃO RECOMENDADO".
O Ministério Público ainda investigou outros processos seletivos e concursos públicos organizados pela OMNI Concursos Públicos LTDA – ME e descobriu que o concurso público para a Prefeitura de São Simão/SP foi anulado devido a diversas irregularidades.
O promotor enfatizou a incompetência da banca organizadora e a negligência na fiscalização da aplicação das provas, colocando em dúvida a observância do princípio da impessoalidade.
O JD1 Notícias procurou a prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso – MS para comentar sobre a recomendação, mas não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dupla pega 40 anos de prisão por matar mulher brutalmente em Campo Grande

Bolsonaro pede autorização para receber assessor de Trump na prisão

Desembargadores do TJMS mantêm tornozeleira em delegado investigado por corrupção

MPMS lança na COP15 ferramenta para mapear e reduzir atropelamentos de animais

Criminalizar jornalistas é erro jurÃdico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Homens que mataram mulher queimada em Campo Grande vão a júri popular

GAECO do RJ cumpre mandados em Campo Grande em investigação contra bicheiro

Operação contra trabalho escravo resgata 12 pessoas no Pantanal

Esposa de Moraes detalha contrato com Banco Master e afirma que nunca atuou no STF

Promotoria de Justiça de Rio Verde de Mato Grosso/MS (Reprodução Internet)



