O Mutirão Processual Penal de 2024, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) entre os dias 1º e 30 de novembro, revisou 7.903 processos relacionados a apenados no estado. A ação, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve como objetivo principal a reavaliação das prisões em processos de conhecimento e de execução penal, abordando casos como prisões preventivas com mais de um ano de duração e situações previstas pelo Decreto nº 11.846/2023.
Os principais resultados foram:
- - Decreto nº 11.846/2023: 3.079 processos reexaminados, beneficiando 836 apenados com o indulto.
- - Lei nº 11.343/2006 (Art. 28): 1.274 processos reexaminados, com a anulação de 6 faltas graves e a manutenção de 1.245.
- - Prisões cautelares com mais de 1 ano: 94 processos revisados, com 1 liberdade provisória sem medidas cautelares, 2 com medidas cautelares e 61 prisões mantidas.
- - Término de pena: 1.630 processos revisados, com 1.179 reconhecimentos de término de pena e baixa definitiva no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).
- - Progressões de regime e livramentos condicionais: 1.238 processos revisados, resultando em 61 progressões de regime e 13 livramentos condicionais concedidos.
Além disso, divergências entre as informações dos sistemas BNMP e SEEU foram corrigidas durante o processo. Os resultados do mutirão foram formalmente comunicados ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do CNJ.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Moraes diz que autoridades religiosas podem visitar presos do 8 de janeiro

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

Dono de empresa tenta derrubar ação por fraude em licitação de uniforme escolar

TCE mantém punição a vereador que recebeu acima do teto em Selvíria

Prefeito de Corguinho é investigado por possível prática de nepotismo

Contratações temporárias em Bodoquena são alvo de recomendação do MP

Justiça Itinerante estará no Pioneiros e Moreninhas nesta semana; veja agenda
