Dois investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, George Lemos e Wildson Antônio de Oliveira Bezerra, foram condenados por peculato, crime que consiste na apropriação indevida de recursos públicos. A decisão foi tomada pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande e diz respeito a desvios ocorridos entre janeiro de 2016 e março de 2017, enquanto os policiais atuavam na Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS).
Conforme denúncia do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), os policiais recebiam diretamente em dinheiro as taxas de alvarás pagas por empresários, sem o devido recolhimento formal via sistema bancário. Em fevereiro de 2017, uma correição interna na DEOPS revelou as irregularidades.
O investigador Wildson foi acusado de apropriar-se de valores referentes a vários alvarás, somando mais de R$ 2 mil, enquanto George Lemos teria desviado quantias semelhantes, também recebidas em espécie. Ambos negaram as acusações durante o processo.
O juiz Roberto Ferreira Filho, responsável pela sentença, concluiu que as provas indicam claramente a prática do crime pelos réus. Ele destacou que os policiais não poderiam receber dinheiro diretamente para o pagamento das taxas de alvarás e que os valores foram destinados para fins pessoais.
A sentença condenou os policiais a três anos de reclusão, convertida em regime aberto. A pena foi substituída por duas restrições de direitos: prestação pecuniária equivalente a um salário mínimo, a ser destinado a uma entidade social, e prestação de serviços comunitários pelo mesmo período da pena de prisão. A condenação, sendo de primeira instância, ainda cabe recurso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular

Auditoria do TCE-MS mira compras emergenciais da saúde em Campo Grande

Rato escreve petição pedindo "desesperado" revisão da pena por homicídio

AGRAER diz que está acompanhando operação da PF contra grilagem

MP exige melhorias na estrutura, autonomia e transparência da Controladoria em Amambai

PF detalha esquema de grilagem no Pantanal envolvendo empresários e servidores da AGRAER

Acusado de estupro, Daniel Alves será julgado novamente após ser absolvido

Mãe é condenada a 16 anos de prisão por matar filho a facadas em Campo Grande

Juiz decide levar a júri acusados de matar mulher a facadas em Campo Grande
