Após o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da violação massiva de direitos no sistema carcerário brasileiro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), presidido pelo desembargador Dorival Renato Pavan, tomou uma medida importante. Foi criada a Portaria Conjunta n.º 3.029/2025, que institui o Comitê Estadual de Políticas Penais, com o objetivo de enfrentar os problemas do sistema penitenciário no Estado.
O Comitê será uma instância de governança e atuará para implementar um plano estadual que vise superar o "estado de coisas inconstitucional" nas prisões. Essa expressão se refere à grave violação de direitos fundamentais, como a superlotação e as condições inadequadas de detenção, conforme reconhecido pelo STF na ADPF n.º 347.
A Portaria define as políticas penais como ações que, além de envolverem o sistema de justiça criminal e segurança pública, devem garantir a gestão de medidas como audiências de custódia, alternativas penais e serviços para as pessoas egressas do sistema prisional. O Comitê também irá trabalhar em políticas de atenção a grupos vulneráveis, como a população negra, LGBTQIA+, indígenas, migrantes, entre outros, que enfrentam riscos aumentados de violação de direitos no cárcere.
O Comitê será composto por representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, órgãos do Poder Executivo e entidades da sociedade civil, com o objetivo de promover uma atuação interinstitucional e multidisciplinar. A estrutura do Comitê inclui a Coordenação, um Colegiado e Câmaras Temáticas para tratar de questões específicas, como políticas de alternativas penais, combate à tortura, e ações afirmativas para garantir a igualdade racial e de gênero.
Com reuniões mensais, o Comitê terá a responsabilidade de articular ações para a melhoria das condições prisionais, integrar diferentes políticas públicas e implementar medidas de prevenção à reincidência criminal. A medida é uma resposta direta às decisões do STF, visando a melhoria do sistema penitenciário em Mato Grosso do Sul.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Adolescente é socorrido após ser golpeado várias vezes com facão em Dourados

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão

Justiça condena Município a indenizar professora agredida em escola na Capital


Prisão - Foto: Ilustrativa - (Reewungjunerr / Freepik)



