Menu
Menu
Busca segunda, 30 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Política

Riedel lança projeto para agilizar aberturas de empresas em MS

'Balcão Único MS Agiliza Empresas' diminuirá para 10 minutos a abertura de 'negócios de baixo risco'

13 novembro 2023 - 11h24Brenda Assis e Sarah Chaves

Para facilitar e reduzir o tempo de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel lançou nesta segunda-feira (13) o ‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas’. A ação ficará a cargo da JUCEMS (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), onde por meio de um formulário único, gratuito e digital, os empresários poderão iniciar negócios com mais agilidade.

O lançamento aconteceu no Sebrae e em sua fala, o governador destacou que esse é mais um passo na desburocratização para fomentar a economia do estado junto com o crescimento da digitalização e da internet, no poder público.

“Hoje a gente consegue colocar no balcão de negócios: saúde, segurança pública, educação, toda evolução cartorária dentro desse processo, num clique, porque está tudo interligado. Trazendo assim maior competitividade para o Mato Grosso do Sul, com a facilidade de fazer negócio, dar o crédito a quem quer empreender”, disse Riedel.

Conforme o projeto, a coleta dos dados dos futuros empresários será feita pelo sistema Integrador Estadual da JUCEMS, enviando informações aos órgãos envolvidos no registro e funcionamento empresarial, como municípios, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria Municipal de Finanças, órgãos ambientais e Receita Federal.

Atualmente em Mato Grosso do Sul, o tempo total para abertura de empresas no geral é de 15 horas. São em média 3 horas para registro e 12 horas para viabilizar o negócio. Com a implantação do ‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas’, esse tempo seria reduzido para 10 minutos para abertura de empresas de baixo risco, com isenção da taxa de serviços públicos na JUCEMS, destacou o diretor presidente da Junta Comercial, Nivaldo Domingos da Rocha.

O ‘Balcão Único’ simplificará procedimentos, oferecendo respostas automáticas e imediatas sobre viabilidade de endereço, nome empresarial, registro, inscrições municipal e estadual, alvarás, licenças e/ou dispensas para atividades de baixo risco. Isso não só facilitará a abertura de empresas, mas também melhorará os serviços prestados aos cidadãos.

O projeto é uma parceria entre o governo do estado, por meio da SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com o Sebrae e a JUCEMS.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: TRE-MS
Política
Prestação de contas de partidos devem ser feitas até 30 de junho
Deputado estadual Lucas de Lima
Política
Começa julgamento no TSE que avalia saída de Lucas de Lima do PDT
Foto: TRE-MS
Política
Diretório do Solidariedade tem contas reprovadas após doação de candidato em Coxim
Prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) comenta Operação Sisamnes em coletiva de imprensa
Brasil
Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é preso durante operação da PF
Juliano Ferro - Foto: Reprodução / Assessoria Prefeitura Municipal De Ivinhema
Interior
MPMS faz 'lambança' e tem ação por promoção pessoal contra Juliano Ferro extinta
Encontro ocorreu com a participação do deputado estadual Pedro Kemp, Rui Falcão e o presidente do PT-MS, Vladimir Ferreira
Política
Na Capital, Rui Falcão diz que não será candidato se for eleito presidente do PT
Candidato Flávio Paiva
Política
Candidato em Bandeirantes troca vice impugnado
Papy busca viabilizar asfalto para o Riviera Park e outros bairros da Capital
Política
Papy busca viabilizar asfalto para o Riviera Park e outros bairros da Capital
Juliana Marins, brasileira encontrada morta na Indonésia
Política
Lula contraria Itamaraty e determina traslado do corpo de brasileira morta em vulcão na Indonésia
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP apura possíveis irregularidades em contrato de obra da Câmara Municipal de Miranda

Mais Lidas

Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
Polícia
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
Imagem Ilustrativa
Polícia
Homem coloca fogo em casa com a ex dentro após perder o imóvel durante a separação em MS
UPA do Aero Rancho
Polícia
AGORA: Homem morre ao ser esfaqueado pelo enteado em Campo Grande
O autor foi levado pela GCM à Depac Cepol
Polícia
Homem que matou o pai no Pedrossian é preso pela GCM na Capital