Menu
Menu
Busca quarta, 16 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Opinião

Depoimento da irresponsabilidade da Vale

O engenheiro Analgides Caetano comenta em seu artigo sobre a catástofre que afetou Brumadinho (MG) com o ropimento da barragem

27 janeiro 2019 - 09h13Anagildes Caetano de Oliveira    atualizado em 28/01/2019 às 10h15

Gostaria de, neste triste momento em que mais um trágico acidente com uma barragem da Vale aconteceu, dar um triste depoimento da irresponsabilidade desta empresa que prega uma falsa ideia de empresa ecologicamente correta.

Há uns 7 ou 8 anos atrás, fomos procurados por eles para aplicarmos nossa tecnologia empregando todos os tipos de rejeitos por eles produzidos. Exigiram de nós uma série de cuidados com funcionária, alimentação, EPIs etc. Tivemos que contratar uma empresa de Porto Alegre, a Pro-Ambiente, para laudar os materiais produzidos por nós com aqueles rejeitos. Depois de constatados que eles tornaram inertes e podiam então serem utilizados em construção civil, blocos, telhas, pisos etc, é que começaram a liberar material para nossas pesquisas.

A lama foi o material que deu um resultado mais viável, não que os outros não pudessem ser utilizados. É que a lama tem este problema de armanazamento. Quem for visitar o Morro de Urucun verá uma cobertura de um refeitório com telhas feitas com lama. Algumas casas aqui em Campo Grande também foram executadas com aquele rejeito. Nos prometeram, na época, uma área próxima à unidade deles para montarmos uma unidade fabril utilizando os rejeitos. Para surpresa nossa, depois que eles fecharam a exportação pra China, simplesmente não nos receberam mais. Claro que nos usaram.

A proposta era utilizar todos os refeitos, mais precisamente a lama. Milhares de casas poderiam ser construídas com preços baixos, pois matéria-prima é que não faltaria. Infelizmente, este é o nosso país. O que a Vale gastou com nosso trabalho? Zero.

(*) Anagildes Caetano de Oliveira é engenheiro civil.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rio Teles Pires no Mato Grosso, na transição do. Cerrado com a Amazônia. O rio é usado para irrigação com pivô central, enquanto é protegido por área de proteção permanente (APP).
Opinião
OPINIÃO: Ciência, Clima e Contradição
O ensino de ciências e seus métodos é fundamental para despertar as pessoas para a importância do conhecimento na era da informação
Opinião
OPINIÃO - Obscurantismo em tempos digitais
Imagem Ilustrativa
Opinião
OPINIÃO - Conexão vital com a natureza: um elo que não podemos perder
Pedro Marzabal
Opinião
OPINIÃO: Seguro de vida militar: Conheça seus direitos e quando buscar orientação jurídica
José Sabino, responsável pela Empresa Natureza em Foco.
Opinião
OPINIÃO - Mordidas em Bonito: quando o peixe abocanha sem anzol

Mais Lidas

Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai
Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande