Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
Opinião

SALVEM ÁGUA RICA!!

13 maio 2016 - 12h11

         Eis que me pego fazendo palavras-cruzadas e aparece a palavra “casco”, com o sentido de “vasilhame”, pouco usual nos dias de hoje, a “era do plástico” para engarrafar bebidas. Eu já havia me esquecido do uso de vasilhames, estamos nos tornando relapsos com o passado, descuidados das coisas boas do passado, por um progresso sem perspectivas.

         Maria Inez, não se lembrou com precisão qual foi o ano que seu pai Franklin Dias de Castro, com sua esposa Adaila, saiu do Capão Seco, onde havia trabalhado de motorista para a família Coelho e Barbosa, e comprou umas terrinhas perto do córrego Anhanduí. A minha anfitriã das paradas do Restaurante ÁGUA RICA, acredita que foi nos idos de 1956/1957.

         E as lembranças vão aparecendo, e vai  contando que Franklin alugou um caminhão e trouxe a mudança para a área de 33 hectares, comprada da divisão de uma grande fazenda, e ali ele construiu a casa da família, que continua a mesma ao lado da BR 163, quilometro 341, próximo do distrito de Anhanduí.

         As lembranças brotando como a flor silvestre nos campos, me informa que lá pelos anos de 1961/1962, resolveram desviar a estrada que passava atrás das terras de seu pai para a frente da sede da fazenda, porém  nunca a família recebeu um “vintém” do Governo Federal pela área.

         Após a construção da estrada quase a porta da fazenda –  ditando uns cem metros – nos tempos que viajar de Dourados a Campo Grande em tempos de chuva demorava até oito horas ou mais, viajantes paravam na fazenda e pediam comida e abrigo. Assim, como a procura ficou grande, o mineiro Franklin resolveu abrir um restaurante para acolher os passageiros, fabricando o famoso “pão de queijo” mais apreciado em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

         O restaurante persistiu no tempo, com sua casa de madeira desde a época da construção, suas varandas e glamour, com Franklin canalizando a água  da mina “em bica” da fonte que nasce no morro acima, permanecendo fiel a  tradição de conservar o prédio do restaurante até repassar ao  seu genro Joaquim Tomaz Filho, o adorado QUINZINHO, que nos deixou tragicamente em setembro de 2013.

         Então, encontro uma viúva triste e aflita com a investida do progresso e a  privatização da BR, assustada com a informação que passaram a sua  família que ali conservam um dos maiores patrimônio cultural da nossa terra e das estradas sul mato-grossense, informando que pretendem duplicar a estrada fazendo-a ao lado direito da pista atual, que causará o “sumiço” da fonte de água do restaurante, bem como cortará todas as árvores defronte ao mesmo em seu arredor, além do que, a estrada vai “lamber” as varandas do restaurante, tirando todo o glamour e o charme da casa sul-matogrossense, cartão postal que é a Água Rica.

         A nossa amiga Maria Inez Tomaz, pede socorro, pede audiência com a presidente Dilma se possível, pede apoio da imprensa para a sua empreitada, pede ajuda de todas as autoridades, para que não se faça o que pretende a concessionária CCR, que não conhece nossas tradições e pouco está importando e dando valor a nossa cultura, vindo de fora, impondo a sua vontade sem sentar  e observar a linda vista que  Água Rica tem, sentindo o perfume suave das árvores do cerrado e do taquaral que ali próximo perfuma a tarde que cai.

         Um dia Almir Sater pediu a Quinzinho que nunca mudasse nada do Água Rica, conservando a nossa história, então o convoco para somarmos uma frente e conservarmos o nosso patrimônio cultural, assim como a todas as autoridades que um dia pararam lá, almoçaram ou jantaram, ou comeram o famoso “pão de queijo”: SALVEM ÁGUA RICA!!! Vamos nos esforçar para que a duplicação da estrada cruze do outro lado, não matando o glamour deste paraíso a troco de um progresso caolho que quer apagar o nosso passado e a nossa cultura.

*artigo publicado na internet em dezembro de 2015. No momento espera audiência com o presidente Michel Temer para entregar as 10 mil assinaturas colhidas em abaixo assinado.

Sergio Maidana - advogado

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Rogerio Zanetti
Opinião
OPINIÃO: Jornalista Sérgio Neves morreu na fila de transplante
Delcídio do Amaral, ex-senador e ex-ministro
Opinião
OPINIÃO: 10 anos de Lava Jato: Reflexões de Delcídio do Amaral
Fábio Marchi - Jornalista
Opinião
OPINIÃO: Os bebês que sobrevivem
Urandir Fernandes de Oliveira, empresário, pesquisador e CEO de Dakila
Opinião
OPINIÃO: A cidade perdida Z, ou mito Eldorado, descoberta por um instituto de Mato Grosso do Sul
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Opinião
OPINIÃO: DE MONTEVIDÉU AO CHUÍ, ENCONTRANDO O ESCULTOR
Rafael Antonio Scaini e Muriel Arantes Machado
Opinião
OPINIÃO: Ato cooperativo na recuperação judicial
Pedrinho Feitosa, jornalista e presidente da Executiva Municipal e Coordenador Político do PRD regional
Opinião
Opinião - Na casa da mãe Joana, quem manda é Tereza

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro