Menu
Menu
Busca quinta, 16 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Justiça

Homem pega 12 anos de prisão por matar jovem a tiros no Jardim Colúmbia

Na decisão, o magistrado destacou que não cabe a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, considerando que o crime foi cometido com violência

16 abril 2026 - 19h26Vinícius Santos

A Justiça condenou Leandro Rojas de Souza, de 32 anos, a 12 anos de prisão pelo assassinato a tiros de Leonan Gabriel Barros Castilho, de 26 anos. O crime ocorreu na madrugada do dia 29 de janeiro de 2024, em uma residência na rua Urariocara, no bairro Jardim Colúmbia, em Campo Grande.

A sentença foi proferida pelo juiz Carlos Alberto Garcete, presidente da 1ª Vara do Tribunal do Júri, que determinou o cumprimento da pena em regime inicial fechado, ou seja, com prisão imediata do condenado.

Durante o julgamento, realizado nesta quinta-feira (16), a defesa do réu sustentou teses de absolvição por negativa de autoria, além do afastamento da qualificadora do homicídio. Também pleiteou a absolvição quanto ao crime de porte ilegal de arma de fogo, igualmente sob o argumento de negativa de autoria.

Submetido ao Conselho de Sentença, reconheceu a materialidade e a autoria do crime de homicídio qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima. Por outro lado, os jurados acolheram a tese da defesa e absolveram o acusado da imputação de porte ilegal de arma de fogo.

Na decisão, o magistrado destacou que não cabe a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, considerando que o crime foi cometido com violência e em razão da pena aplicada.

Motivação do crime - Conforme dados do processo, o homicídio teria sido motivado por ciúmes. Apurou-se que o acusado, Leandro Rojas de Souza, estava em um bar acompanhado da namorada e de um amigo, identificado como “L”. Posteriormente, os três seguiram para a residência desse amigo.

No local, o acusado e a companheira iniciaram uma discussão após ele suspeitar que ela estaria se relacionando com a vítima, Leonan Gabriel Barros Castilho. Após o desentendimento, Leandro deixou o imóvel e seguiu até a casa de um amigo de Leonan.

Já no endereço, o acusado pulou o muro da residência e, sem dizer nada, sacou a arma de fogo que portava, efetuando diversos disparos contra a vítima. Leonan foi atingido sem qualquer chance de reação e morreu no local em decorrência dos tiros.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Campo Grande, o serviço ocorre no Memorial da Cultura
Justiça
Com prazo de regularização chegando ao fim, TRE-MS terá atendimento no fim de semana
Carro foi periciado - Foto: Divulgação / PCMS
Polícia
Polícia identifica motorista de acidente que deixou mãe e filho em estado grave no Noroeste
Rodoviária de Campo Grande
Justiça
Passageira perde velório da mãe após atraso e empresa é condenada a indenizar em MS
Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara Municipal de Campo Grande vota três projetos e dois vetos em sessão desta quinta
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Justiça
Preso por matar a ex em Campo Grande, homem briga na Justiça com a filha por bens
Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Pega 44 anos de prisão rapaz que matou 2 crianças inocentes em Campo Grande
Até o final de novembro de 2025, o Cartório de Sucessões registrou a distribuição de 140 petições iniciais
Justiça
Defensoria de MS agiliza processos de inventário com sistema em projeto piloto
Promotora de Justiça Gabriela Rabelo Vasconcelos - Foto: Vinícius Santos / JD1
Justiça
Assassinato de crianças em Campo Grande é 'nefasto e estarrecedor', diz promotora
Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Em júri, acusado de matar duas crianças pede para não ser julgado pela 'tatuagem'
Pais de Silas durante o julgamento - Foto: Vinícius Santos / JD1
Justiça
Família pede Justiça em júri de acusado pela morte de Aysla e Silas em Campo Grande

Mais Lidas

Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Pega 44 anos de prisão rapaz que matou 2 crianças inocentes em Campo Grande
Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Réu João Vitor de Souza Mendes - Foto: Vinícius Santos / JD1 Notícias
Justiça
Em júri, acusado de matar duas crianças pede para não ser julgado pela 'tatuagem'
Confusão aconteceu no Mercadão Municipal
Polícia
Discussão entre funcionários termina com um esfaqueado no Mercadão Municipal