Menu
Menu
Busca terça, 03 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Polícia

MS reduz em 72% os focos de calor com reforço de ações preventivas

Operação Prolepse fortalece combate preventivo a incêndios florestais no Estado

17 janeiro 2026 - 08h32Luiz Vinicius

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul intensificou as ações de prevenção e fiscalização contra queimadas e incêndios florestais durante o período de calor, com atuação integrada a outros órgãos ambientais e de emergência. As medidas visam reduzir os impactos ambientais em um cenário de maior vulnerabilidade, especialmente em áreas sensíveis do Estado.

Entre as principais estratégias está a Operação Prolepse, voltada à prevenção, orientação e presença territorial qualificada. No âmbito do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, responsável majoritariamente pela região da Bacia do Rio Paraguai, a operação foi reforçada como parte do esforço estadual para antecipar riscos e evitar ignições.

Os resultados refletem a eficácia das ações. Dados do sistema TerraBrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que Mato Grosso do Sul registrou queda de 72,7% nos focos de calor, passando de 8.712 em 2024 para 2.376 em 2025. Os números abrangem todo o Estado, enquanto a Operação Prolepse atua especificamente na área do 1º BPMA.

No campo preventivo, houve crescimento expressivo das atividades do batalhão, com aumento de 84,8% nas ações, que passaram de 289 em 2024 para 534 em 2025. O avanço reforça a estratégia de prevenção adotada na Bacia do Rio Paraguai e a priorização do trabalho antecipado no combate aos incêndios florestais.

A redução dos focos de calor é resultado de um esforço conjunto entre a Polícia Militar Ambiental, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. A integração entre os órgãos fortalece a governança ambiental e consolida a prevenção como principal ferramenta para proteger o Pantanal e os demais biomas sul-mato-grossenses.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Polícia
Pastor acusado de estupro pede para deixar Conselho de Ética de Pastores de Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Grávida de 9 meses é presa por engano e vai parar em presídio de Campo Grande
Sangue ficou pela rua | Imagem ilustrativa
Polícia
Briga entre tio e sobrinho vai parar na delegacia em Campo Grande
Operação aconteceu em Caldas Novas
Polícia
Grupo criminoso é alvo de operação por fraudar cartões e lavagem de dinheiro em MS
O caso aconteceu na noite de ontem
Polícia
Homem é preso por bater na ex-companheira com foice em Dourados
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Mulher tenta fugir da PM ao ser flagrada pilotando sem capacete no Lageado
A vítima faleceu ainda no local do acidente
Polícia
Mulher morre durante acidente grave entre Dourados e Inápolis
Caso aconteceu com equipes da DERF
Polícia
Condenado por estupro é preso se escondendo no Noroeste
Imagem Ilustrativa
Polícia
Idoso defende cão de estimação e fica ferido em luta contra pitbull em Campo Grande
Mandado foi cumprido em tabacaria
Polícia
PF deflagra operação contra venda ilegal de cigarros eletrônicos em Campo Grande

Mais Lidas

Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Lua de sangue
Geral
Lua de Sangue: Eclipse deixará a lua vermelha nesta terça-feira
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
Conceito de fé - Foto: Ilustrativa / Jcomp / Freepik
Polícia
Pastor com cargo na prefeitura de Campo Grande é alvo de B.O por estupro de adolescente