Alcides Bernal (PP) foi eleito prefeito de Campo Grande neste domingo (28), em segundo turno. O resultado foi confirmado às 17h39 (horário local), com 87% das urnas apuradas. Com a apuração completa, pouco depois das 18h10, o candidato do PP teve 270.927 votos válidos, o que corresponde a 62,55%. Edson Giroto (PMDB) teve 162.212 votos, o que corresponde a 37,45%.
A vitória de Bernal quebra o ciclo de administração do PMDB em Campo Grande, maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. Consecutivamente, o partido comanda o Executivo campo-grandense desde 1993.
Biografia
Alcides Jesus Peralta Bernal nasceu em 14 de Julho de 1965 em Corumbá (MS). Advogado e radialista, é casado e tem três filhos. Formado em Direito pela antiga Fucmat (Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso), consta no currículo divulgado pela assessoria dele que trabalhou na assistência judiciária, principalmente na área criminal.
Os 20 anos de trabalho como radialista fizeram Bernal ganhar forte apelo popular. De segunda a sábado, nos últimos 10 anos, apresentou um programa matinal com músicas sertanejas e premiações em uma emissora campo-grandense. Aos domingos, o formato era repetido em outro programa que tinha o nome dele. Entre agosto de 2009 e julho de 2010, comandou também um programa de televisão local.
A trajetória política de Bernal começou em 2004, ano em que foi eleito vereador em Campo Grande pelo PMN. Quatro anos mais tarde, foi reeleito, já pelo PP, sendo o mais votado na disputa. Em 2010, foi eleito deputado estadual.
Via G1
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Alcides Bernal levou 10 segundos para votar. 



