O relator do processo de impeachement, senador Antonio Anastasia, começou a apresentar seu
parecer de 126 páginas favorável ao afastamento da presidenta Dilma Rousseff.
Sem surpresas e rejeitando as argumentações da defesa e de senadores aliados de Dilma no colegiado, Ansatasia defendeu a continuidade do processo no Senado, mas decidiu não ampliar o espectro da investigação contra a petista, com informações da Operação Lava Jato. Na conclusão do parecer ele concentrou o voto nos temas já analisados pela Câmara dos Deputados.
Próximos passos
Com o prazo de 24 horas de vista coletiva, que será concedida depois da leitura, a expectativa é que o parecer seja votado pelo colegiado na sexta-feira (6). Antes disso, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardoso, responsável pela defesa da presidenta, terá amanhã (5) uma hora para contrapor as observações de Anastasia. Em seguida, os senadores passam a debater o parecer.
Para ser aprovado pelo colegiado, o documento precisa do apoio da maioria simples dos senadores, ou seja, metade mais um dos que estiverem presentes à sessão. Apesar disso, seja qual for o resultado, o texto segue para análise do plenário do Senado. Se admitido, também em votação por maioria simples, Dilma será imediatamente afastada do cargo por até 180 dias. Nesse período, o vice-presidente Michel Temer assumirá a Presidência da República.
Enquanto isso, no Senado a comissão especial retomará o processo para iniciar a fase de instrução e emitir novo parecer. Não há prazo para que o Senado faça o julgamento final sobre o impedimento da presidenta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Gestão de Lula tem aprovação de 40% da população, aponta pesquisa

Câmara aprova projeto que destina R$ 8,7 milhões para assistência social e saúde

Processos da Lava Jato sobre caixa 2 de partidos são arquivados

Assembleia analisa projeto para instalação do "botão do pânico" nas escolas

Adriane tem papel de destaque 4ª Smart City Expo 2023

Senado aprova projeto que nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte do Brasil

Gerson Claro pede manutenção emergencial em trechos de rodovias de MS

Deputados votam alteração na Lei de licença-maternidade para servidoras

Vereadores votam projeto contra intolerância religiosa nesta terça-feira
