Após decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tomada na terça-feira (6) confirmando cassação do deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR), o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Beto Pereira, afirma que a Casa, "apenas seguiu o que diz a Constituição Federal".
Dallagnol já havia perdido o mandato de deputado federal em maio, depois de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cabia Mesa analisar apenas se o processo jurídico foi seguido de acordo com o que diz a legislação, como aponta Beto Pereira em nota. Leia:
"A Câmara dos Deputados não julgou e nem cassou o parlamentar Deltan Dallagnol. Um deputado para ser cassado pela Câmara, passa pelo Conselho de Ética e depois vai ao Plenário, o que não aconteceu. Quem cassou Dallagnol foi o Tribunal Superior Eleitoral, inclusive com a anuência de um indicado por Bolsonaro ao TSE, o Ministro Cássio Nunes Marquês. A Mesa apenas seguiu o diz a Constituição Federal e o Regimento Interno da casa. O ex-deputado vai poder recorrer na Justiça e não na Câmara para reverter a decisão.
Se não assinássemos, estaríamos descumprindo uma determinação da Justiça. A Câmara não foi responsável pela cassação, apenas cumpriu a Lei e minha assinatura consta no ato porque sou o único parlamentar de Mato Grosso do Sul a fazer parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados", comunicou o parlamentar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


Beto Pereira, deputado federal (PSDB) (Agência Câmara )



