Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Política

Bolsonaro compartilha vídeo que critica atuação de Doria e Mandetta

No vídeo, o jornalista Guilherme Fiuza, também contesta a eficácia do distanciamento social

15 abril 2020 - 16h16Sarah Chaves, com informações do UOL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), compartilhou em seu Twitter nesta quarta-feira (15), um vídeo narrado pelo escritor Guilherme Fiuza, que tece críticas ao governador de São Paulo, João Doria, e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O vídeo chamado de 'Os Sócios da Paralisia' contesta a eficácia do isolamento social no combate à pandemia do novo coronavírus. Fiuza diz que Doria "assumiu a paternidade" da cloroquina, que o ministro da Saúde "explicou que traficante também é gente" e fala em "show mórbido" na abordagem dos efeitos da pandemia.

"Você está em casa assistindo o governador de São Paulo assumir a paternidade da cloroquina, o ministro da saúde explicar que traficante também é gente, jornais estrangeiros publicando fotos de covas abertas para dizer que o Brasil não tem mais onde enterrar seus mortos. Se você está paralisado, é porque você já sabe que isso é um show mórbido, mas você está esperando que alguém, te diga isso" diz parte do vídeo narrado por Fiuza

A referência a Doria é por conta de uma declaração em entrevista recente na qual o governador o disse que foi o coordenador Centro de Contingência ao Coronavírus de São Paulo, David Uip, que indicou o uso de cloroquina ao ministro da Saúde.

A referência do vídeo a Mandetta, de que ele "explicou que traficante também é gente", tem como origem uma entrevista na última semana na qual o ministro admitiu que, para combater a epidemia, nas favelas seria preciso "dialogar" com narcotraficantes e milicianos, que controlam regiões nas grandes cidades brasileiras. "A gente tem que entender que são áreas que muitas vezes o estado está ausente, que quem manda é o tráfico, quem manda é a milícia. Como é que a gente constrói essa ponte em nome da vida e da saúde? Dialoga sim, com o tráfico, com a milícia, porque eles também são seres humanos e eles também precisam colaborar.

Fiuza também questiona a eficácia do isolamento social, citando Nova York e Itália. "Onde estão os mapas do resultado direto do isolamento total na contenção da epidemia, ou na suavização dos picos? Eles não existem", diz a narração. Porém, a grande maioria de epidemiologistas, virologistas e cientistas indicam o isolamento social como única forma eficaz de evitar a rápida disseminação do novo coronavírus, o que sobrecarregaria o sistema de saúde do país.


A OMS também recomenda a quarentena como forma de controle, sendo que recentemente ela estipulou seis requisitos para um país cumprir antes de relaxar o isolamento. Nos casos de Nova York e Itália, dois dos locais mais atingidos pela pandemia, estudos indicam que a antecipação do isolamento teria reduzido a curva de contágio e atenuado o pico de mortes diárias pela doença, que no país europeu chegou a quase mil.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos que mudou de postura ao longo da pandemia e, respaldado por especialistas, disse que o isolamento social nos últimos dias poupou milhares de vida no país.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

O indígena Dirceu da Aldeia Nova Canaã recebendo a cesta das mãos da prefeita Adriane Lopes ao lado de autoridades
Política
Adriane Lopes lança PAA Indígena no Noroeste
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Política
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Michelle Bolsonaro
Política
Michelle Bolsonaro é internada após mal-estar e dores
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Sessão na Assembleia Legislativa
Política
Deputados aprovam em 2,2% reajuste remuneratório dos servidores da ALEMS
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Política
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Política
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria
Google
Política
Google proíbe publicidade política para eleições 2024
Sessão ordinária desta quarta-feira (24)
Política
Deputados aprovam e projeto sobre diagnóstico precoce do autismo vai à sanção

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria