O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (23), que o auxílio emergencial, não foi cancelado, e que o adiantamento da 2ª parcela nunca existiu, pois o anúncio da antecipação do pagamento dos R$ 600 foi feito sem sua autorização.
“Nada foi cancelado, um ministro (Onyx Lorenzoni) anunciou sem estar autorizado que iria antecipar a segunda parcela” escreveu o presidente em resposta a uma internauta, que se questionava como o povo iria sobreviver a pandemia após o governo cancelar o auxílio.
De acordo com Bolsonaro, primeiro o Governo Federal irá pagar a primeira parcela do auxílio que ainda não foi recebida por todos. "Primeiro se deve pagar a todos a primeira parcela, depois o dinheiro depende de crédito suplementar já que ultrapassou em quase 10 milhões o número de requerentes. Tudo será pago no planejado pela Caixa”, escreveu o presidente.
O anúncio da antecipação da 2ª parcela do auxílio emergencial, foi feito na segunda-feira (20) em entrevista coletiva com as presenças do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Porém na noite de ontem, o Ministério da Cidadania informou que o governo não conseguirá, por "fatores legais e orçamentários", antecipar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600.
Em nota, a pasta explicou que, "pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise", está impedida legalmente de fazer a antecipação do benefício, prometida também pela Caixa Econômica Federal.
O Ministério da Cidadania informou que suspensão do pagamento foi recomendada pela Controladoria Geral da União (CGU), e garantiu que já solicitou ao Ministério da Economia uma suplementação orçamentária para conseguir pagar o auxílio ao restante dos beneficiários.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025


Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o anúncio foi feito sem sua autorização (Reprodução)




