Menu
Busca sábado, 11 de julho de 2020
(67) 99647-9098
Governo - dengue 01 - dor
Política

Bolsonaro foi alertado pela Abin sobre “necessidade de isolamento”

Documento mostra divisões internas no governo sobre combate à pandemia

31 maio 2020 - 10h44Da redação, com informações do Estadão Conteúdo

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou relatórios ao Palácio do Planalto destacando a alta subnotificação dos casos de coronavírus devido à falta de kits para fazer diagnósticos. A Abin disse no dia 13 de maio que o País está na fase de "aceleração da epidemia". "Além disso, o Brasil ainda tem testagem com baixa representatividade (cerca de 3 mil por 1 milhão) e distribuída de modo não uniforme, o que impossibilita avaliar de forma precisa a incidência e sua evolução em cada cidade", argumentou. 

Enquanto os relatórios da Abin alertaram para o maior número de casos de coronavírus no Brasil, Jair Bolsonaro pedia publicamente a reabertura de algumas atividades econômicas e estimulou apoiadores a irem para a rua - em protestos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. 

Atualmente, o País ocupa a segunda posição no ranking global de casos da Covid-19 (501,9 mil), atrás apenas dos Estados Unidos (1,8 milhão), e a quarta colocação em quantidade de mortes (28,8 mil) provocadas pela doença. 

"A participação do Brasil torna-se mais significativa se for considerado que o País tem 10 a 15 vezes menos testes diagnósticos realizados por milhão de habitantes que os demais (países) e, portanto, é provável que os números brasileiros estejam subestimados e sejam de maior proporção do que os apresentados", diz um dos relatórios. O teor dos documento foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo. 

Ao citar o exemplo de Minas Gerais, a Abin afirmou que "circunstâncias locais" têm grande impacto sobre a subnotificação de casos. Estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apontou a alta subnotificação da doença no estado, que, registrou cerca de 200 mortos pelo coronavírus de janeiro a abril de 2020. No mesmo período, houve 539 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), aumento de 648%. Para os pesquisadores, é forte a hipótese de que mortes por coronavírus não tenham sido identificadas por falta de testes.

Desde o começo do avanço da doença, o ministério da Saúde estima que 900 mil exames do tipo RT-PCR para o coronavírus foram realizados no País. De acordo com a Abin, o período de maior necessidade de exames deve ocorrer em junho, por ser o momento de maior circulação de vírus respiratórios. Neste mês, a agência acredita que 70 mil testes diários serão feitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que países adotem medidas de isolamento social para diminuir a propagação do coronavírus. Bolsonaro, no entanto, já compareceu a manifestações de rua e sem máscara.  Neste sábado (30), por exemplo, ele causou aglomeração em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal. Depois de pousar de helicóptero, foi até uma lanchonete na BR-060, onde foi fotografado com uma máscara pendurada no ombro enquanto comia um salgado. 

Em março, ele classificou a doença como uma "gripezinha", e no mês de abril perguntou "e daí?", quando o País atingiu a marca dos 5 mil mortos pela Covid-19.

Copia do documento da Abin:

 

PMCG Refis

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Michelle Bolsonaro testa negativo para Covid-19
Política
Simone e Nelsinho avaliam como positiva escolha do novo ministro da Educação
Política
Movimento protesta contra Bolsonaro na Afonso Pena
Política
Alunos podem ter aferição de temperatura obrigatória na volta às aulas
Política
“Estou bem melhor”, diz Paulo Corrêa
Política
Na assembleia, Coronel David lamenta morte de PM
Política
Assembleia aprova estado de calamidade em Bodoquena, Bela Vista e Terenos
Política
Câmara aprova adicional de 40% a trabalhadores do combate ao coronavírus
Política
Paulo Corrêa testa positivo para coronavírus
Política
Dourados fecha bares e academias por dez dias

Mais Lidas

Polícia
Foragido invade casa da mãe e a ameça de morte para conseguir dinheiro
Saúde
Frigorífico interrompe atividades para frear surto de coronavírus em Juti
Polícia
Idoso cai do 8º andar, sobrevive e está em observação na Santa Casa
Geral
“Imagem de Jesus” é encontrada em tronco de árvore podado no interior