Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Política

Bolsonaro foi alertado pela Abin sobre “necessidade de isolamento”

Documento mostra divisões internas no governo sobre combate à pandemia

31 maio 2020 - 10h44Da redação, com informações do Estadão Conteúdo    atualizado em 31/05/2020 às 11h26

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou relatórios ao Palácio do Planalto destacando a alta subnotificação dos casos de coronavírus devido à falta de kits para fazer diagnósticos. A Abin disse no dia 13 de maio que o País está na fase de "aceleração da epidemia". "Além disso, o Brasil ainda tem testagem com baixa representatividade (cerca de 3 mil por 1 milhão) e distribuída de modo não uniforme, o que impossibilita avaliar de forma precisa a incidência e sua evolução em cada cidade", argumentou. 

Enquanto os relatórios da Abin alertaram para o maior número de casos de coronavírus no Brasil, Jair Bolsonaro pedia publicamente a reabertura de algumas atividades econômicas e estimulou apoiadores a irem para a rua - em protestos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. 

Atualmente, o País ocupa a segunda posição no ranking global de casos da Covid-19 (501,9 mil), atrás apenas dos Estados Unidos (1,8 milhão), e a quarta colocação em quantidade de mortes (28,8 mil) provocadas pela doença. 

"A participação do Brasil torna-se mais significativa se for considerado que o País tem 10 a 15 vezes menos testes diagnósticos realizados por milhão de habitantes que os demais (países) e, portanto, é provável que os números brasileiros estejam subestimados e sejam de maior proporção do que os apresentados", diz um dos relatórios. O teor dos documento foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo. 

Ao citar o exemplo de Minas Gerais, a Abin afirmou que "circunstâncias locais" têm grande impacto sobre a subnotificação de casos. Estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apontou a alta subnotificação da doença no estado, que, registrou cerca de 200 mortos pelo coronavírus de janeiro a abril de 2020. No mesmo período, houve 539 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), aumento de 648%. Para os pesquisadores, é forte a hipótese de que mortes por coronavírus não tenham sido identificadas por falta de testes.

Desde o começo do avanço da doença, o ministério da Saúde estima que 900 mil exames do tipo RT-PCR para o coronavírus foram realizados no País. De acordo com a Abin, o período de maior necessidade de exames deve ocorrer em junho, por ser o momento de maior circulação de vírus respiratórios. Neste mês, a agência acredita que 70 mil testes diários serão feitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que países adotem medidas de isolamento social para diminuir a propagação do coronavírus. Bolsonaro, no entanto, já compareceu a manifestações de rua e sem máscara.  Neste sábado (30), por exemplo, ele causou aglomeração em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal. Depois de pousar de helicóptero, foi até uma lanchonete na BR-060, onde foi fotografado com uma máscara pendurada no ombro enquanto comia um salgado. 

Em março, ele classificou a doença como uma "gripezinha", e no mês de abril perguntou "e daí?", quando o País atingiu a marca dos 5 mil mortos pela Covid-19.

Copia do documento da Abin:

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Política
Vai um churras? Governo vai mudar impostos em picanha e proteínas animais
Michelle Bolsonaro
Política
Michelle Bolsonaro é internada após mal-estar e dores
Vereadores na sessão da Câmara Municipal
Política
Vereadores aprovam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Sessão na Assembleia Legislativa
Política
Deputados aprovam em 2,2% reajuste remuneratório dos servidores da ALEMS
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Política
Vereadores analisam PL para implantação de placas informativas em pet shops
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Política
Reajuste remuneratório dos servidores da Assembleia será votado em 2ª discussão
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
Sem provas, Moraes conclui que Bolsonaro não pediria asilo à Hungria
Google
Política
Google proíbe publicidade política para eleições 2024
Sessão ordinária desta quarta-feira (24)
Política
Deputados aprovam e projeto sobre diagnóstico precoce do autismo vai à sanção
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria