Menu
Menu
Busca sábado, 18 de janeiro de 2025
Política

Câmara aprova a castração química de pedófilos

Deputados contrários argumentaram que o procedimento não resolverá o abuso sexual contra menores de idade e que o projeto se trata de populismo penal

12 dezembro 2024 - 17h26Pedro Molina

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12), com 367 votos favoráveis, 85 contrários e 14 abstenções, a castração química de pedófilos, proposta que foi inserida como um ‘jabuti’ na votação sobre a criação do cadastro nacional de pedófilos.

O projeto permitirá a disponibilização de dados dos condenados com trânsito em julgado por crimes relacionados a abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O texto toma como inspiração o Cadastro Estadual de Pedófilos de Mato Grosso do Sul, em vigor desde 2017.

A proposta de castração química, no entanto, foi inserida como um ‘jabuti’ na proposta sobre o cadastro nacional de pedófilos, e inicialmente foi apresentada como uma emenda de plenário, porém, foi rejeitada pela relatora do projeto, Delegada Katarina (PSD-SE).

Alguns deputados foram contrários à aprovação da castração química, apontando que o procedimento não irá resolver o problema do estupro e abuso sexual infantil, e nem proteger as crianças e adolescentes.

“O estupro hoje se dá de diversas maneiras. Há estupro até virtual. Portanto, resolver a questão peniana, como alguns dizem aqui, não resolve a cabeça do estuprador ou a sua capacidade de ferir uma criança. Quando, no entanto, uma criança é estuprada e fica grávida do estuprador, a maioria deles defende que a criança seja obrigada a ser mãe”, disse a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), fazendo referência a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 164/2012, que quer proibir o aborto legal no Brasil.

A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) também criticou a medida, afirmando que a iniciativa visa promover populismo penal.

“A política pública precisa resolver concretamente o problema da violência sexual contra crianças que é uma epidemia, um drama no Brasil. Isso passa primeiro por prevenção. Primeiro eu tenho que impedir que as meninas e crianças sejam estupradas, com educação sexual nas escolas, prevenção, campanhas e, depois, a responsabilização do agressor. O estupro, a violência sexual tem relação com o poder e não adianta castrar um homem porque ele vai seguir sendo um agressor, violentando essas crianças de outra forma. O que está acontecendo aqui é uma farsa”, criticou a parlamentar.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem Ilustrativa
Política
Projeto quer 30% de renumeração do preso para reparação a vítima
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
PGR é contra liberação do passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA
Prefeita Adriane Lopes
Política
Adriane vai à Justiça para barrar aumento do próprio salário
Governador Eduardo Riedel entregando as chaves dos veículos
Política
Riedel entrega 23 caminhonetes para Iagro fortalecer fiscalização em MS
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Política
Deputado diz que Lula cometeu prevaricação ao revogar regras de fiscalização do Pix
Senador Nelsinho Trad
Política
Nelsinho anuncia liberação de recursos para cinco municípios
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)
Política
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre taxação do Pix preocupa governo de Lula
Foto: Antônio Cruz/AB
Política
Valor de emendas parlamentares para MS cresceu 18% em 2024
Tiago Vargas
Política
Sem mandato na Câmara, ex-vereador integra nova secretaria na Capital
Exame de covid
Saúde
MS registra primeira morte por COVID-19 em 2025

Mais Lidas

Polícia Civil investiga o caso
Polícia
Criança morre 24h depois de ser diagnosticada com 'virose' em MS
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Polícia
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Polícia
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Plenário do CNJ -
Justiça
Juiz perde briga por vaga no TRE-MS