Deputados estão se articulando para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro à proibição da cobrança de bagagem pelas companhias aéreas. Segundo informações da Coluna do Estadão, o presidente da Comissão de Viação e Transportes, Eli Corrêa Filho (DEM-SP), pautou para semana que vem um projeto de decreto legislativo – PDC, que anula a resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) pelo fim da gratuidade do serviço.
Entre os técnicos do governo, o clima é de pessimismo, uma vez que acreditam ser remotas as chances de sucesso. O PDC nem sequer deixa margem para Bolsonaro vetar de novo. Aprovado, passa a valer imediatamente. Como o texto é terminativo, explica a coluna, basta ser apreciado na Comissão de Viação e Transportes. Mesmo que haja recurso para ser votado pelos 513 deputados, o cenário não é favorável.
Além de afugentar as “low costs”, companhias aéreas de baixo custo, a medida tende a gerar confusão nas companhias nacionais. O texto não estabelece prazo para elas se adaptarem, nem prevê como fica a situação de quem comprou passagem antes da aprovação.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com recursos de Soraya, novos equipamentos geram segurança alimentar em MS

PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento

Dia do Consumidor: Lei de Coronel David proÃbe multa por fidelidade de serviços em MS

Zelensky afirmou que "há uma boa chance" da guerra na Ucrânia acabar

Lula visitará o Japão e comunidade brasileira prepara carta com reivindicações

Lula diz que enviará projeto de isenção do IR ao Congresso na próxima semana

Em Dourados, ministro de Aeroportos anuncia maior investimento da aviação em MS

Sem pretensão ao Senado, Simone Tebet diz que pode concorrer se houver projeto

PT lança pré-candidato em Paranhos
