A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), deixou o Brasil nesta terça-feira (3).
A parlamentar cruzou a fronteira com a Argentina pela região de Foz do Iguaçu (PR) e seguiu rumo a Buenos Aires.
Nas redes sociais, Zambelli confirmou que deixou o país e afirmou que pedirá licença do mandato parlamentar.
A saída da deputada levanta suspeitas entre ministros do STF, que enxergam o movimento como uma possível tentativa de fuga.
A avaliação interna da Corte é de que Zambelli pode ter a prisão preventiva decretada nos próximos dias e ser incluída na lista de difusão vermelha da Interpol, o que permitiria sua captura internacional.
Passaporte já havia sido apreendido em 2023
Em agosto de 2023, durante as investigações da invasão ao CNJ, o ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão do passaporte da deputada. O documento, no entanto, foi posteriormente devolvido, e ela não possuía restrições legais para deixar o país até o momento da viagem.
Com a nova condenação, o Supremo poderá reavaliar a situação e impor novas medidas cautelares, incluindo nova retenção de passaporte ou até a expedição de um mandado de prisão.
Zambelli pode perder mandato e direitos políticos por 18 anos
Além da pena de 10 anos de prisão, Zambelli está sob ameaça de cassação do mandato e se tornará inelegível por oito anos. A inelegibilidade não depende do trânsito em julgado da condenação e começa a valer após a publicação da decisão.
No entanto, o prazo efetivo de afastamento da vida pública será ainda maior, já que a contagem só se inicia após o cumprimento da pena, podendo deixá-la fora do cenário político por pelo menos 18 anos.
A deputada ainda pode recorrer ao STF com os chamados embargos de declaração, mas, segundo o rito da Corte, a execução da pena costuma ser determinada após a rejeição dos segundos embargos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante sessão na Câmara (Paulo Sergio/Câmara dos Deputados)



