A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), em votação simbólica, o parecer favorável da relatora Dorinha Seabra (União-TO) ao Projeto de Lei (PL) 5.230/2023, do Novo Ensino Médio.
O texto ainda será apreciado pelo Plenário, e caso seja aprovado, por se tratar de um substitutivo, terá que retornar à Câmara dos Deputados, onde será analisado pelos deputados.
As mudanças aprovadas incluem a ampliação da carga horária mínima destinada à formação geral básica (FGB), que passará de 1,8 mil horas para 2,4 mil, com a carga horário do ensino médio passando de 800 para 1 mil horas distribuídas em 200 dias letivos, com a possibilidade de ser ampliada progressivamente para 1,4 mil horas, além do fortalecimento da formação geral básica.
Outra mudança é a inclusão da língua espanhola como componente curricular obrigatório, além do inglês, com outras línguas podendo serem ofertadas em locais com influências de países cujas línguas oficiais sejam outras.
O texto também prevê que profissionais com notório saber e experiência comprovada no campo da formação técnica e profissional, mesmo sem diploma de licenciatura, poderão atuar na sala de aula, além de outras mudanças.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula assina e envia acordo comercial Mercosul-UE ao Congresso

Simone diz que poderá deixar cargo de ministra antes do prazo legal 'se o presidente solicitar'

Depoimento de Daniel Vorcaro à CPMI do INSS é considerado "de grande relevo"

Flávio Bolsonaro avalia lançar Nikolas Ferreira ao governo de Minas

Presidente analisa atuação da Câmara e maior pluralidade entre vereadores

Simone Tebet descarta disputa pelo governo de SP e cita Haddad e Alckmin

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira






