A Câmara Municipal de Bandeirantes terá reformulação após decisão do TSE que anulou os votos da chapa proporcional do União Brasil nas eleições de 2024, em razão de fraude à cota de gênero, o que levou à retotalização dos votos e à mudança na composição do Legislativo.
Na tarde desta segunda-feira (12), o Cartório da 34ª Zona Eleitoral de Bandeirantes realizou o reprocessamento da totalização dos votos para o cargo de vereador, em cumprimento às decisões judiciais proferidas nas Ações de Investigação Judicial Eleitoral nº 0600633-75.2024.6.12.0034 e nº 0600635-45.2024.6.12.0034.
A medida foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral, que reconheceu a existência de candidatura feminina fictícia utilizada apenas para o cumprimento formal do percentual mínimo legal. Conforme o acórdão, ficou comprovado que a candidata não realizou campanha, não teve movimentação financeira, obteve votação inexpressiva, não compareceu às urnas e admitiu ter concorrido apenas para auxiliar o partido a preencher a cota. Recursos apresentados foram rejeitados, e foi determinado o cumprimento imediato da decisão.
Com a retotalização dos votos, passou a ocupar a vaga na Câmara Municipal de Bandeirantes o candidato Eugênio Fernandes Junior, da Federação PSDB/Cidadania, no lugar de Valdir Péres Pereira, que integrava a Mesa Diretora como segundo secretário. A decisão também determinou a redistribuição das cadeiras e declarou a inelegibilidade da candidata envolvida pelo prazo de oito anos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PSD vai aguardar retorno de Riedel para definir posição nas eleições

Em menos de 24h, Adriane veta lei dos vereadores que suspendia alta do IPTU na Capital

Lula escolhe Wellington César para vaga no STF deixada por Lewandowski

Morre o ex-deputado estadual, Antônio Braga, aos 87 anos

Debate sobre cassação preocupa vereadores e afeta funcionamento da Câmara

Câmara aprova projeto que suspende decreto da taxa do lixo em Campo Grande

IPTU: Projeto da Câmara diminuirá valor final, mas vereadores não descartam veto da prefeita

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado

Lula comemora acordo entre Mercosul e UE: 'vitória do diálogo'


Foto: TSE 


