Circula na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 343/24, que institui a Central Unificada de Consulta Pública de Antecedentes Criminais (CUCC), que será coordenada e mantida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o projeto, de autoria da deputada Coronel Fernanda (PL-MT), empregadores poderão solicitar durante a contratação, de forma gratuita e com um prazo de até 10 dias uteis, a certidão de antecedentes criminais do candidato, mediante fundamentação que esteja alinhada com as atribuições e responsabilidades inerentes ao cargo.
"O empregador, visando a proporcionar um ambiente seguro para todos os colaboradores, tem o interesse legítimo em conhecer o histórico criminal de potenciais funcionários, especialmente em setores ou cargos que envolvam responsabilidades sensíveis", justificou a parlamentar sobre a necessidade do projeto.
O CUCC terá acesso a informações sobre crimes hediondos, estupro, homicídio, feminicídio, violência doméstica, crimes contra menores, processos transitados em julgado e em tramitação.
As informações disponíveis na Central serão obtidas através da integração entre os sistemas de Justiça e órgãos responsáveis pela segurança pública, que irá passar por atualizações constantes em seu sistema.
A proposta deverá ser analisada em caráter conclusivo, ou seja, não precisando passar pelo plenário da Câmara dos Deputados, pelas comissões de Trabalho, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026







