Circula na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 343/24, que institui a Central Unificada de Consulta Pública de Antecedentes Criminais (CUCC), que será coordenada e mantida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Segundo o projeto, de autoria da deputada Coronel Fernanda (PL-MT), empregadores poderão solicitar durante a contratação, de forma gratuita e com um prazo de até 10 dias uteis, a certidão de antecedentes criminais do candidato, mediante fundamentação que esteja alinhada com as atribuições e responsabilidades inerentes ao cargo.
"O empregador, visando a proporcionar um ambiente seguro para todos os colaboradores, tem o interesse legítimo em conhecer o histórico criminal de potenciais funcionários, especialmente em setores ou cargos que envolvam responsabilidades sensíveis", justificou a parlamentar sobre a necessidade do projeto.
O CUCC terá acesso a informações sobre crimes hediondos, estupro, homicídio, feminicídio, violência doméstica, crimes contra menores, processos transitados em julgado e em tramitação.
As informações disponíveis na Central serão obtidas através da integração entre os sistemas de Justiça e órgãos responsáveis pela segurança pública, que irá passar por atualizações constantes em seu sistema.
A proposta deverá ser analisada em caráter conclusivo, ou seja, não precisando passar pelo plenário da Câmara dos Deputados, pelas comissões de Trabalho, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato







