Nesta sexta-feira (15), o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o governo tem feito "além do que pode dentro dos meios que dispõe” para auxiliar no colapso na saúde em Manaus, que sofre com a sobrecarga da rede de saúde e a falta de oferta de oxigênio para atendimento de pacientes com Covid-19.
"O governo está fazendo além do que pode dentro dos meios que a gente dispõe", disse Mourão em conversa com jornalistas na chegada à vice-presidência. O vice-presidente falou dos desafios de logística na região. "Manaus é a cidade mais populosa da Amazônia Ocidental e você só chega lá de barco ou de avião. Então, qualquer manobra logística para aumentar a quantidade de suprimento lá requer meios", afirmou
Mourão também criticou a falta de recursos da Força Aérea Brasileira (FAB), que segundo ele teve que se desfazer de aeronaves do tipo Boeing por "problemas de orçamento”. "Chega nessa hora a gente vê que não pode deixar com que a nossa última reserva, que são as Forças Armadas, sem terem as suas capacidades", ressaltou o vice.
Além disso, Mourão negou que tenha ocorrido um despreparo do governo em termos de logística quanto à oferta de oxigênio. "Você não tem como prever o que ia acontecer com essa cepa que está ocorrendo lá em Manaus totalmente diferente do que tinha acontecido no primeiro semestre [a pandemia]", disse.
“Deveriam ter tomado as medidas necessárias no momento certo", disse o vice sobre o governo estadual e municipal.
Para ele, a conscientização já iria ajudar na disseminação do vírus. "Não é questão de ter um lockdown, é você comunicar à população que ela tem que manter determinadas regras no intuito de não se contaminar em uma velocidade tal que o sistema de saúde não consiga absorver", observou.
O vice-presidente sugeriu ainda que o brasileiro não é propenso a seguir medidas de restrição. "Nosso povo, ele não tem essa, vamos dizer assim... Essa imposição de disciplina em cima do brasileiro não funciona muito. A gente tem que saber lidar com essas características e buscar informar a população no sentido de que ela se proteja", disse.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pedrossian Neto, assume diretoria em entidade nacional

Governo lançará programa ‘MEI Caminhoneiro’

Bolsonaro sanciona lei que estabelece autonomia do Banco Central

Assembleia aprova calamidade pública em Rio Brilhante, Ivinhema e Naviraí

Senado aprova projeto que facilita compra de vacinas pelo setor privado

MS poderá ter Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças

Vídeo: Nervoso, jovem encontra cascavel em casa e aciona polícia

Bolsonaro e Pazuello vão ao Acre entregar 21,9 mil doses de vacinas

Bolsonaro diz que comitiva irá a Israel buscar spray contra covid
