Menu
Menu
Busca sábado, 17 de maio de 2025
TJMS Intinerante Maio25
Política

Justiça Eleitoral bloqueia conta de WhatsApp por disseminação de fake news em Sete Quedas

Número estaria espalhando propaganda negativa contra a coligação 'Governar Respeitando o Cidadão'; veja decisão

23 setembro 2024 - 08h00Vinícius Santos

A Justiça Eleitoral determinou o bloqueio de uma conta no WhatsApp, utilizada para disseminar propaganda negativa e informações falsas contra a coligação "Governar Respeitando o Cidadão", liderada por José Gomes Goulart, conhecido como ‘Casé’, do PSB.

A decisão liminar foi tomada após alegações de que a coligação "Sete Quedas no Rumo Certo", representada por Erlon Fernando Possa Daneluz, Roani Ferreira de Souza e Mariano Valenzuela, teria realizado ações de desinformação. O usuário Mariano Valenzuela, segundo consta na decisão, utilizou uma identidade falsa, usando a foto de um cirurgião norte-americano e um número paraguaio, para espalhar informações negativas sobre os candidatos adversários.

A coligação autora apresentou provas, como prints de conversas e vídeos, e solicitou a notificação de Valenzuela para remover as postagens e o bloqueio do número em questão pelo aplicativo WhatsApp, pertencente à Meta Brasil Gestão de Negócios Ltda.

A decisão do juiz Guilherme Henrique Berto de Almada ressalta que, embora a liberdade de expressão seja um direito garantido, ela não é absoluta. A legislação eleitoral permite restrições para garantir a integridade do processo eleitoral. O juiz deferiu o pedido de bloqueio e a remoção das postagens, além de convocar os representados para apresentar defesa em até cinco dias. Veja:

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

João Batista da Rocha -
Política
TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha
Paulo Roberto Teixeira Xavier é conhecido em MS por ter visto o filho morrer por engano durante uma 'briga' com a família Name
Justiça
PX, ex-policial militar, perde salário de quase R$ 20 mil
Deputado federal Vander Loubet
Política
Vander lança candidatura à presidente do PT-MS neste sábado
Proposta cria o Dia Estadual da Mulher Instrumentista
Política
Proposta cria o Dia Estadual da Mulher Instrumentista
Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"
Política
Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"
Projeto foi apresentado nesta terça-feira
Política
Governo propõe doação de terreno para moradias na Comunidade Tia Eva
Comitiva participa do evento Sugar & Ethanol Week
Política
Em Nova Iorque, Riedel participa de evento de bioenergia para atrair investimentos
Líder uruguaio Pepe Mujica morreu nesta terça-feira (13)
Política
Lula irá ao velório de Pepe Mujica no Uruguai
Foto: Karime Xavier/Folhapress
Política
Sefaz poderá ser responsável pela isenção de ICMS aos templos religiosos
Vladimir Putin
Política
Lula diz que pedirá a Putin que sente à mesa com Zelensky

Mais Lidas

Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 poderia estar tentando ultrapassagem
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
Polícia
Motociclista morto em acidente na BR-163 é identificado
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
Polícia
JD1TV: Homem tenta invadir casa, mas fica peladão após roupa enganchar em muro
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet
Polícia
JD1TV: Influencer grava a própria morte ao ser baleada durante ao vivo na internet