O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início à distribuição de convites para o ato em memória das manifestações golpistas de 8 de janeiro, que ocorrerá no Palácio do Planalto.
Diferentemente do evento “Democracia Inabalada”, realizado em 2024 no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), a cerimônia de 2025 reunirá as cúpulas dos três poderes e líderes partidários no Congresso.
Entre os convidados estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também foram chamados os possíveis sucessores de ambos: David Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Até o momento, Lira e Pacheco não confirmaram presença.
O convite ocorre em meio a tensões crescentes entre os poderes, alimentadas pelo debate sobre o Projeto de Lei da Anistia, que beneficiaria os presos das manifestações de 8 de janeiro.
A proposta está parada na Câmara dos Deputados, aguardando a instalação de uma Comissão Especial. A medida, articulada por Lira, busca evitar que o tema interfira nas negociações para a sucessão na presidência da Casa.
Lula também determinou a presença de todos os ministros do governo no evento, que acontece sob o impacto de novos desdobramentos políticos e judiciais. Entre eles, está a expectativa sobre possíveis denúncias a serem apresentadas pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros envolvidos nas manifestações golpistas.
Na edição anterior do evento, diversos governadores e congressistas de oposição optaram por não participar, reforçando o desafio de reunir representantes de todo o espectro político no ato de 2025.
Mesmo assim, o governo aposta na cerimônia como um símbolo da união em defesa da democracia e uma resposta às ameaças enfrentadas pelas instituições brasileiras.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança campanha nacional pelo fim da escala de trabalho 6x1

Em vídeo, rede de supermercados anuncia fim da escala 6x1 e adoção do modelo 5x2

Câmara dos Deputados aprova projeto que limita jornada de policiais e bombeiros militares

Lei quer de volta cidade e estado nas placas de veículos e proposta avança na Câmara

Supremo Tribunal Federal define que atuação na advocacia pública exige inscrição na OAB

Câmara acelera debate sobre fim da jornada 6x1

TSE mantém cassação de deputada que usou verba eleitoral para harmonização facial em 2022

Após mais de 3 anos de tramitação, TSE cassa governador de Roraima

Primeiro encontro do Republicanos em MS reúne lideranças e traça metas para 2026







