O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início à distribuição de convites para o ato em memória das manifestações golpistas de 8 de janeiro, que ocorrerá no Palácio do Planalto.
Diferentemente do evento “Democracia Inabalada”, realizado em 2024 no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF), a cerimônia de 2025 reunirá as cúpulas dos três poderes e líderes partidários no Congresso.
Entre os convidados estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Também foram chamados os possíveis sucessores de ambos: David Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Até o momento, Lira e Pacheco não confirmaram presença.
O convite ocorre em meio a tensões crescentes entre os poderes, alimentadas pelo debate sobre o Projeto de Lei da Anistia, que beneficiaria os presos das manifestações de 8 de janeiro.
A proposta está parada na Câmara dos Deputados, aguardando a instalação de uma Comissão Especial. A medida, articulada por Lira, busca evitar que o tema interfira nas negociações para a sucessão na presidência da Casa.
Lula também determinou a presença de todos os ministros do governo no evento, que acontece sob o impacto de novos desdobramentos políticos e judiciais. Entre eles, está a expectativa sobre possíveis denúncias a serem apresentadas pelo Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-ministros envolvidos nas manifestações golpistas.
Na edição anterior do evento, diversos governadores e congressistas de oposição optaram por não participar, reforçando o desafio de reunir representantes de todo o espectro político no ato de 2025.
Mesmo assim, o governo aposta na cerimônia como um símbolo da união em defesa da democracia e uma resposta às ameaças enfrentadas pelas instituições brasileiras.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Retirado de pauta, projeto sobre estatuto dos servidores pode ser votado nesta quarta-feira

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos
