Menu
Busca sábado, 25 de março de 2023
(67) 99647-9098
TJMS - Mar23
Política

Michel Temer passa a exercer presidência da Camex

12 julho 2016 - 18h13Agência Brasil

O presidente interino Michel Temer passará a comandar a Câmara de Comércio Exterior (Camex), de acordo com decreto publicado nesta terça-feira (12) em edição extra do Diário Oficial da União. A Camex, até agora, era presidida pelo ministro da Indústria, Serviços e Comércio Exterior. O decreto também aumenta a participação do Ministério das Relações Exteriores no colegiado.

A Camex já estava vinculada à Presidência da República desde maio, quando Temer fundiu e extinguiu ministérios e órgãos. O decreto termina de regulamentar as mudanças no colegiado, que cuida da política de comércio exterior brasileira. A Camex atua, por exemplo, investigando e punindo práticas como o dumping e alterando alíquotas de impostos de importação e exportação.

Com o decreto desta terça, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Camex passa a ser presidido pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra. O ministro da Indústria, Serviços e Comércio Exterior, Marcos Pereira, fica com a presidência do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex), instância que faz a mediação entre empresas e governo no âmbito da Camex.

Investimentos

Outra mudança é que o escopo da Camex passa a abranger o fomento a investimentos, além do comércio exterior. O secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo, Moreira Franco, passa a integrar o Conselho da Camex e o Gecex.

Além disso, foi criada a função do ombudsman de investimentos diretos, prevista em acordos internacionais de facilitação de investimentos firmados pelo Brasil em 2015. O cargo foi inspirado no modelo sul-coreano, em que o ombudsman atende a investidores e recebe reclamações. A função ficará com o secretário executivo da Camex, a ser indicado pelo ministro das Relações Exteriores. Hoje, a secretaria executiva é ocupada por Anamelia Soccal Seyffarth.

O decreto determina ainda que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) seja convidada para as reuniões do Comitê de Gestão da Camex, com direito a manifestação, mas não a voto. Outra novidade é que a Apex colaborará na elaboração de estudos e sugestão de medidas sobre assuntos relativos a comércio exterior e investimentos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Gerson quer que a concessão da BR-163 siga exemplo do Estado
Política
Vereadores de Corumbá vão a governadoria e falam em "coesão"
Política
"Sempre estará conosco", Riedel homenageia engenheira que faleceu em acidente
Política
JD1TV: Primeiros 100 dias foram para "estruturar", diz Riedel
Política
Governo assina concessão da MS-112
Política
Carlão vai cobrar "melhorias nos ônibus"
Política
Adriane Lopes destaca avanços tecnológicos da Capital em evento internacional
Política
Gleice Barbosa, suplente de Amarildo tem até 30 dias para tomar posse
Política
Gerson diz que duplicação da BR 163 é "clamor popular"
Política
Vereadores votam projeto contra intolerância religiosa nesta quinta-feira

Mais Lidas

Polícia
Polícia lamenta morte de Milton Watanabe
Cidade
Motociclista é socorrido após atropelar cachorro na Avenida Guaicurus
Brasil
Mulher grava sexo com a filha de 14 anos para o namorado ver
Interior
JD1TV: Adolescente ameaça 'furar' diretor e leva arma falsa para escola no Universitário