O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou as medidas cautelares impostas ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Com a decisão, ele poderá retomar contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares, além de recuperar seu passaporte e a permissão para viajar ao exterior. Os bens apreendidos também serão devolvidos.
A decisão foi tomada após um pedido da defesa de Valdemar, apresentado nesta terça-feira (11). Neste mesmo dia estava prevista uma reunião entre o político e integrantes do STF.
Os advogados argumentaram que Valdemar não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado, que tem Bolsonaro e outras 33 pessoas como alvos.
"O processo criminal constitucional brasileiro não confere espaço para a subsistência de medidas cautelares quando ausente um procedimento investigativo ou mesmo uma ação penal correlata", afirmou a defesa no pedido.
Valdemar foi alvo da operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano. Na ocasião, ele chegou a ser preso por posse ilegal de arma de fogo. No entanto, sem uma denúncia formal contra ele, a defesa alegou que as restrições impostas já não se justificavam.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


Moraes libera contato de Valdemar Costa Neto com Bolsonaro (Divulgação/PL)



