Menu
Menu
Busca quarta, 25 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Política

Orçamento Geral da União deve ser votado terça-feira

16 fevereiro 2013 - 18h43Reprodução

O primeiro grande embate deste ano no Congresso Nacional será a tentativa de votar o Orçamento Geral da União para 2013, que deveria ter sido aprovado no final do ano passado. O presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou deputados e senadores para sessão do Parlamento na terça-feira (19) para discussão e votação do orçamento.

A votação pode ocorrer depois de quase dois meses de atividades parlamentares praticamente suspensas: o recesso do Legislativo foi de 18 de dezembro até 1º de fevereiro e, em seguida, veio o recesso branco de carnaval. Assim, o Congresso Nacional só deve iniciar de fato os trabalhos legislativos deste ano na terça-feira, quando começam as sessões de votação.

O governo insiste na necessidade de aprovar a proposta orçamentária para possibilitar ações de investimentos e para que a máquina pública não fique parada. Isso porque a Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada no ano passado, só permite o uso de um doze avos por mês do orçamento proposto com gastos em despesas de custeio e repasses constitucionais obrigatórios.

O impasse que impediu a apreciação do orçamento no ano passado e na primeira semana de fevereiro foi a votação dos vetos da presidenta Dilma Rousseff à distribuição dos royalties do petróleo. Na sessão de terça-feira, defensores da derrubada dos vetos voltarão a dificultar a aprovação do orçamento, com o argumento de que primeiro têm que ser votados mais de 3 mil vetos presidenciais que estão na pauta do Congresso.

No ano passado, respondendo a questionamento de parlamentares do Rio de Janeiro, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que a votação dos vetos deveria seguir a ordem cronológica. Com isso, os vetos dos royalties só poderiam ser apreciados após a votação de todos os anteriores.

Partidos de oposição e também parlamentares da base governista favoráveis à derrubada dos vetos dos royalties querem que, antes da votação do Orçamento, sejam apreciados todos os vetos presidenciais. Para que o orçamento seja aprovado terça-feira, os líderes governistas estão mobilizando seus aliados para que compareçam à sessão de votação.

A oposição promete obstruir os trabalhos, mas, dos 513 deputados e dos 81 senadores, a maioria pertence a partidos da base governista. Na Câmara, por exemplo os partidos de oposição somam menos de 90 votos. No Senado a proporção é parecida com a da Câmara.

Via Agência Brasil

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Riedel destaca integração entre educação e mercado de trabalho em evento do Sesi
Política
Riedel destaca integração entre educação e mercado de trabalho em evento do Sesi
Lula
Política
Lula lidera disputa presidencial contra nomes da direita, mas empata com Bolsonaro, diz pesquisa
Placas geradoras foram instaladas no teto da Casa Legislativa em uma área de 6.100m²
Política
Assembleia Legislativa de MS inaugura usina solar
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro
Foto: Wagner Guimarães
Política
Assembleia vota LDO de R$ 27 bi para 2026 e PL de proteção às mulheres
Erika Hilton (PSOL - SP) tem 14 secretários parlamentares
Política
Maquiadores contratados como secretários geram repercussão no gabinete de Erika Hilton
MS fica em 1º lugar em ranking que mostra taxa de investimentos
Política
MS fica em 1º lugar em ranking que mostra taxa de investimentos
Candidato Flávio Paiva
Política
Candidato a eleição em Bandeirantes precisará trocar de vice para concorrer
Sessão Ordinária da ALEMS
Política
Deputados votam projeto para que Estado use recursos como garantia em contratos de PPP
Vereadores votam PL para mulheres mastectomizadas realizarem reabilitação na rede SUS
Política
Vereadores votam PL para mulheres mastectomizadas realizarem reabilitação na rede SUS

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Dono de ferro velho é preso ao ser flagrado com cadeira da prefeitura na Vila Margarida
Polícia
Dono de ferro velho é preso ao ser flagrado com cadeira da prefeitura na Vila Margarida