O Senado aprovou nesta terça-feira (11), com 72 votos favoráveis no 1º turno e 70 no 2º turno, uma proposta de emenda à Constituição que reconhece o Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional.
O texto da PEC 18/2024 é de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), e altera a Constituição ao incluir o Pantanal Sul-Mato-Grossense no rol dos espaços cuja utilização exige a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Atualmente, também são patrimônio nacional a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.
Tereza Cristina lembrou que cerca de 65% do Pantanal se encontra no Mato Grosso do Sul, e destacou a importância do bioma para o Estado. “A riqueza natural única do Pantanal e sua destacada importância econômica regional e nacional reforçam a prioridade de se fortalecer os marcos regulatórios que possibilitem a conciliação entre a proteção ambiental e o crescimento econômico”, comentou a senadora.
Ela também agradeceu o apoio dos senadores em aprovarem a proposta e citou o esforço do legislativo de Mato Grosso do Sul na preservação do bioma. “O Pantanal é nossa grande riqueza e nosso legado para as futuras gerações”, reforçou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com recursos de Soraya, novos equipamentos geram segurança alimentar em MS

PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento

Dia do Consumidor: Lei de Coronel David proÃbe multa por fidelidade de serviços em MS

Zelensky afirmou que "há uma boa chance" da guerra na Ucrânia acabar

Lula visitará o Japão e comunidade brasileira prepara carta com reivindicações

Lula diz que enviará projeto de isenção do IR ao Congresso na próxima semana

Em Dourados, ministro de Aeroportos anuncia maior investimento da aviação em MS

Sem pretensão ao Senado, Simone Tebet diz que pode concorrer se houver projeto

PT lança pré-candidato em Paranhos
