A prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher, a 'Dra. Clediane', foi multada em R$ 5 mil pela Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. A multa foi aplicada após um pedido do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e teve o apoio do Ministério Público Eleitoral.
De acordo com a denúncia, a prefeita participou da entrega de brinquedos para crianças durante o Carnaval deste ano e compartilhou o momento em suas redes sociais. O Ministério Público Eleitoral entendeu que, embora não tenha havido um pedido explícito de votos, a prefeita abusou de sua posição ao distribuir brindes aos participantes do evento, violando assim a paridade de armas que deve existir entre candidatos e pré-candidatos.
Em sua defesa, a prefeita argumentou que compareceu ao evento apenas na "condição de carnavalesca" e que não realizou nenhum pedido explícito de votos nas suas postagens, além de não ter mencionado as eleições de 2024.
No entanto, a juíza eleitoral Melyna Machado Mescouto Fialho, da 22ª Zona Eleitoral, entendeu que a distribuição de brindes ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor é proibida durante o período de campanha eleitoral, conforme o art. 39, § 8º, da Lei nº 9.504/1997.
Para a juíza, ao postar em rede social a entrega de brinquedos a crianças em evento público, a prefeita praticou um ato proibido em período eleitoral, o que também é válido para o período pré-eleitoral, suficiente para desfigurar a paridade de armas e o equilíbrio de oportunidades que deve existir entre os pré-candidatos.
Desta forma, visando garantir a lisura e o equilíbrio das eleições vindouras, e considerando as circunstâncias do fato e a primariedade da conduta em relação ao pleito de 2024, a juíza decidiu condenar a prefeita ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Beto Pereira defende que culpados pelo rombo do INSS devolvam valores

Perícia conclui que pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante para investigação

Setor de pescados brasileiro pede linha de crédito emergencial para enfrentar tarifaço

Eduardo Bolsonaro descarta renúncia

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
