O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), protocolou um projeto de lei que autoriza o Detran-MS a utilizar recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a emissão de carteiras de habilitação dentro do programa CNH MS Social.
A proposta visa garantir a ampliação e sustentabilidade do programa, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico e com renda de até dois salários mínimos.
Segundo o parlamentar, o projeto promove uma atualização na Lei Estadual nº 5.806 — que criou o CNH MS Social — para alinhá-la à recente mudança no Código de Trânsito Brasileiro.
Com a nova redação, trazida pela Lei Federal nº 15.153, sancionada no dia 26 de junho, os órgãos de trânsito agora têm permissão para aplicar parte da receita das multas no processo de formação de condutores de baixa renda. Antes, esses recursos só podiam ser usados para sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação no trânsito.
Desde 2021, o Detran-MS já atendeu 1.039 pessoas pelo programa, que garante a isenção de taxas (cerca de R$ 700) e cobre custos com aulas teóricas, práticas, exame médico e psicotécnico. Hoje, o valor total para obter uma CNH pode chegar a R$ 4 mil, dependendo da quantidade de aulas práticas exigidas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Motta anuncia grupo de trabalho para garantir segurança infantil na internet

Projeto obriga cartórios a informar nascimentos sem paternidade à Defensoria de MS

Missão Ásia no Japão abre portas para investimentos e parcerias em MS

PT suspenderá filiação de servidores concursados da Agraer que continuarem no governo

Projeto prevê aviso prévio aos usuários antes de cortes e ligações de serviços

Missão de MS no Japão avança em negociações para ampliar exportação de carne

Hasteamento da bandeira nacional passa a ser rotina diária no Palácio da Justiça

MPMS investiga pagamentos de gratificações na Câmara de Ribas do Rio Pardo

OAB destaca defesa da democracia em mensagem pelo Dia do Advogado
