O governador Reinaldo Azambuja assinou o Decreto Estadual de Dados Abertos e o decreto que cria o Programa MS Integridade (PMSI), nesta terça-feira (7). Mecanismos importantes para a transparência e combate à corrupção em Mato Grosso do Sul.
Os decretos foram assinados na 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento reúne gestores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o estado. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o controlador-geral de MS, Carlos Girão e representantes do Tribunais de Contas do Estado (TCE-MS) e da União (TCU), também estiveram presentes.
Segundo informações, o Decreto Estadual de Dados Abertos facilita o acesso de informações do Governo do Estado, já disponíveis na internet. Os dados estarão em formato aberto e ficarão disponíveis para a utilização, com a obrigação de creditar a autoria da fonte.
“É fundamental as estruturas governamentais se organizarem para promover a transparência ao cidadão. É uma evolução constante para que tenhamos consciência do controle interno e de procedimentos que tornam mais eficiente o combate à corrupção e desvios”, afirmou Reinaldo.
Já o PMSI vai integrar todos os órgãos da administração pública e será utilizado para gestão interna do Governo. O objetivo é de promover a prática de boas condutas de todos os servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.
Vale lembrar que, além dos dois decretos, outros mecanismos já foram criados pelo governador, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), o Portal da Transparência Estadual e os canais de comunicação com o cidadão: e-SIC e e-OUV.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Alckmin defende que alimentos e energia sejam retirados do cálculo da inflação

Falta apenas um voto para Carla Zambelli ser condenada pelo STF

Deputados dos EUA pedem que Trump aplique punições a Moraes

STF tem 3 votos para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma

Riedel entrega obras no valor de R$ 8,4 milhões em Ribas do Rio Pardo

Deputado relembra esforços da PMA no combate aos incêndios no Pantanal

Vereadores da Câmara Municipal definem membros da CPI do Transporte Público

Gláucia Iunes entra com ação para assumir cadeira na Assembleia

ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência escrita; entenda
