Menu
Menu
Busca terça, 25 de março de 2025
TJMS Mar25
Política

Reinaldo assina decreto para combate à corrupção em MS

Os mecanismos auxiliam no exercício da transparência

07 maio 2019 - 16h50Matheus Henrique, com informações da Assessoria    atualizado em 07/05/2019 às 17h17

O governador Reinaldo Azambuja assinou o Decreto Estadual de Dados Abertos e o decreto que cria o Programa MS Integridade (PMSI), nesta terça-feira (7). Mecanismos importantes para a transparência e combate à corrupção em Mato Grosso do Sul.

Os decretos foram assinados na 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento reúne gestores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o estado. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o controlador-geral de MS, Carlos Girão e representantes do Tribunais de Contas do Estado (TCE-MS) e da União (TCU), também estiveram presentes.

Segundo informações, o Decreto Estadual de Dados Abertos facilita o acesso de informações do Governo do Estado, já disponíveis na internet. Os dados estarão em formato aberto e ficarão disponíveis para a utilização, com a obrigação de creditar a autoria da fonte.

“É fundamental as estruturas governamentais se organizarem para promover a transparência ao cidadão. É uma evolução constante para que tenhamos consciência do controle interno e de procedimentos que tornam mais eficiente o combate à corrupção e desvios”, afirmou Reinaldo.

Já o PMSI vai integrar todos os órgãos da administração pública e será utilizado para gestão interna do Governo. O objetivo é de promover a prática de boas condutas de todos os servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.

Vale lembrar que, além dos dois decretos, outros mecanismos já foram criados pelo governador, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), o Portal da Transparência Estadual e os canais de comunicação com o cidadão: e-SIC e e-OUV.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin
Economia
Alckmin defende que alimentos e energia sejam retirados do cálculo da inflação
Deputada federal Carla Zambelli
Política
Falta apenas um voto para Carla Zambelli ser condenada pelo STF
Ministro Alexandre de Moraes
Política
Deputados dos EUA pedem que Trump aplique punições a Moraes
Carla Zambelli no episódio em questão
Política
STF tem 3 votos para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma
Riedel entrega obras no valor de R$ 8,4 milhões em Ribas do Rio Pardo
Política
Riedel entrega obras no valor de R$ 8,4 milhões em Ribas do Rio Pardo
Deputado relembra esforços da PMA no combate aos incêndios no Pantanal
Política
Deputado relembra esforços da PMA no combate aos incêndios no Pantanal
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Vereadores da Câmara Municipal definem membros da CPI do Transporte Público
Primeira suplente de deputada estadual pelo PDT, a assistente social e pedagoga Gláucia Iunes
Política
Gláucia Iunes entra com ação para assumir cadeira na Assembleia
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Política
ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência escrita; entenda
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Vereadores discutem legalidade do Programa Mais Creche

Mais Lidas

Foto: Whatsapp/JD1
Polícia
JD1TV AGORA: Adolescentes ficam gravemente feridos após colisão com caminhão na Capital
Perícia e Polícia Civil estiveram no local
Polícia
Mulher é encontrada morta e nua dentro de casa no Aero Rancho
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Polícia
JD1TV AGORA: Policial atira em motociclista durante briga de trânsito no Aero Rancho
Motorista de aplicativo é colocada em porta-malas durante roubo na Vila Carlota
Polícia
Motorista de aplicativo é colocada em porta-malas durante roubo na Vila Carlota