Menu
Menu
Busca quinta, 29 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Política

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Casos discutem inelegibilidade, anulação de votos e falhas na transparência das campanhas

29 janeiro 2026 - 08h36Da redação, com TRE-MS

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul julga, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), dois processos que colocam em debate irregularidades nas eleições municipais de 2024, envolvendo suspeita de fraude à cota de gênero e falhas na prestação de contas de campanha. As sessões ordinárias ocorrem a partir das 17h, em formato híbrido, com participação presencial e possibilidade de acompanhamento remoto.

Na pauta desta quinta-feira (29) está o recurso eleitoral relacionado ao município de São Gabriel do Oeste, oriundo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral. O processo resultou, em primeira instância, na condenação de integrantes da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) por fraude à cota de gênero.

A sentença reconheceu que as candidaturas femininas apresentadas pela federação teriam sido fictícias, determinando a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), a anulação dos votos recebidos e a declaração de inelegibilidade dos envolvidos pelo período de oito anos.

No recurso, Ailto Roberson Seibert, Valkiria Costa da Silva e Edileuza Eliza dos Santos sustentam que as candidaturas foram efetivas, ainda que tenham obtido baixa votação. A defesa argumenta que o cenário político local, marcado por forte polarização, dificultou a campanha, além de destacar a existência de atos de campanha comprovados e a aprovação das contas eleitorais.

O Ministério Público Eleitoral, por outro lado, defende a manutenção da condenação. Segundo o órgão, depoimentos colhidos no processo indicam a simulação das candidaturas, inclusive com devolução de recursos de campanha, o que caracterizaria a fraude eleitoral.

Já na sexta-feira (30), o plenário do TRE-MS analisa os Embargos de Declaração referentes ao processo do município de Antônio João. O recurso foi apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral contra decisão do próprio Tribunal que aprovou, com ressalvas, as contas de campanha da candidata Cleide Ocampos, relativas às eleições de 2024.

De acordo com a Procuradoria, o acórdão embargado apresenta contradições e omissões ao considerar como doação partidária serviços advocatícios e contábeis sem a devida comprovação documental. Para o órgão, a ausência de registro dessas despesas compromete a transparência das contas e configura irregularidade grave, motivo pelo qual pede a revisão da decisão para a desaprovação das contas.

As sessões serão realizadas com a presença física e virtual dos magistrados e poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal oficial do Tribunal. Os pedidos de sustentação oral e o envio de memoriais devem observar os prazos e regras previstos no regimento interno do TRE-MS.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com 15 cadeiras, maior bancada no início de 2026 será do PL
Política
Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas
A decisão de pautar a votação foi tomada na manhã desta segunda-feira
Política
Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro
Caminhada encerrou ato pró-anistia em Brasília
Política
Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026
Foto: Reprodução CNN
Política
Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília
eto Pereira pede respeito e cobra punição nas fraudes do INSS no Dia do Aposentado
Política
No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS
O ministro também fez referência aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
Política
Moraes determina retirada de bolsonaristas acampados na Papudinha e cita atos de 8 de janeiro
Vídeo: Trompetista ironiza caminhada de Nikolas Ferreira e vídeo viraliza nas redes
Política
Vídeo: Trompetista ironiza caminhada de Nikolas Ferreira e vídeo viraliza nas redes
Vídeo: Prefeito de Ivinhema 'arrega' e rasga pedido de aumento do próprio salário para R$ 35 mil
Política
Vídeo: Prefeito de Ivinhema 'arrega' e rasga pedido de aumento do próprio salário para R$ 35 mil
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema
Política
Pré-candidato à presidência, Zema diz que foco é unir a direita no segundo turno
Presidente Lula em sua última reunião ministerial de 2025, na Granja do Torto
Política
Governo Lula pode perder cerca de 20 ministros com candidaturas em 2026

Mais Lidas

Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
A confusão aconteceu na tarde de hoje
Polícia
Adolescente é espancado a pauladas após bater em menino autista no Parque Ayrton Senna
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores