O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, durante sessão nesta sexta-feira (14), para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL) e a tornar inelegível pela divulgação de fake news sobre as eleições.
O desembargador José Antonio Encinas Manfré, que é relator do caso, fez a leitura do voto e pediu a cassação do diploma de Zambelli e deixá-la inelegível por oito anos abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, disse Manfré em sua decisão.
O desembargador também destacou que a deputada não fez “mera transposição de notícias” ao publicar as notícias falsas em suas redes sociais, mas que agiu com “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e os juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva acompanharam o relator.
A juíza Maria Cláudia Bedotti, no entanto, pediu vistas e o julgamento foi suspenso, devendo retornar apenas em 2025, após o recesso do Judiciário. Ainda faltam votos dos juízes Régis de Castilho e Rogério Cury.
Apesar da condenação, Zambelli afirmou que “nada mudou” e que “por enquanto, a maioria está formada, no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido, com o pedido de vista que foi feito”.
“É interessante a coincidência desse julgamento ocorrer em uma plena sexta-feira 13, data é conhecida pela perseguição aos cristão templários ordenada pelo rei francês Filipe IV. É imperioso que se diga que, caso o meu mandato seja cassado, quem assumirá a minha cadeira na Casa do Povo, é um membro do PSOL”, disse a deputada.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Camila Jara revela diagnóstico de câncer

Riedel anuncia incentivos fiscais para instalação de fábrica de celulose em Bataguassu

Nikolas Ferreira vem à Capital no dia 16 de maio

Paulo Duarte volta a cobrar mineradoras sobre pagamento de Compensação Financeira

Vereadores aprovam projeto que atende demanda de mães atípicas na Capital

Vereadores votam parecer em projeto de instalação de câmeras em salas de aula

Deputados analisam PL que amplia licença-maternidade e cria cargos na Ageprev

Leilão da Rota da Celulose terá R$ 10,1 bilhões em investimentos

Nelsinho quer aeroporto "meio Brasil, meio Paraguai" na fronteira de MS
