Menu
Menu
Busca quinta, 26 de fevereiro de 2026
Governo Dengue - Fev26
Política

Última semana, domingo que vem é a eleição

Sete dias finais serão os mais intensos e emocionais do processo eleitoral

29 setembro 2024 - 08h37Da Redação    atualizado em 29/09/2024 às 08h39

A eleição está chegando, entramos na reta final da campanha. Nessa última fase, quem sabe operar e otimizar os recursos
que tem, pode inclusive crescer e alcançar o objetivo que é o mandato.

Na disputa majoritária, três nomes, Rose Modesto, Beto Pereira e Adriane Lopes tem chances de avançar ao segundo turno. Beto tem apoio do governo do estado, Adriane é a prefeita e busca sua reeleição. Ambos têm máquinas administrativas jogando com suas campanhas, detalhe que não pode ser menosprezado. Mas Rose Modesto, que não as tem, teve bom desempenho nas pesquisas desde que se lançou candidata. Um ou uma estará de fora da eleição na noite de domingo, dia 6 de outubro.

Já na eleição legislativa, 493 candidatos querem uma das vinte e nove cadeiras de vereador. A disputa tem seus medalhões, Carlão, Marquinhos Trad e Silvio Pitu brigam no pelotão da frente e devem estar na câmara municipal. O desempenho das legendas, é o coeficiente eleitoral a ser atingido por elas e um dado vital na sorte dos postulantes.

Na eleição de 1988, Alberto Rondon foi o mais votado, mas não tornou se vereador, pois sua chapa não atingiu o coeficiente necessário para eleger o primeiro edil.

Essa combinação de votação individual com a do partido, é uma estratégia que fulmina novatos, que podem se tornar meros cabos eleitorais em grandes legendas ou trabalhar arduamente em outras onde somente um, ou nenhum, se elegerá. Nomes conhecidos, mas que estavam fora da política como Airton Saraiva, Mauricio Picarelli e Youssif Domingos tentam retornar a vida pública.

A era digital multiplicou riscos em épocas como essa, de disseminação de fake news, que podem destruir um trabalho de meses, ou até anos, arrastando-os para a derrota. Com isso, na internet e nas plataformas da rede social, outra eleição se disputa, e o fato fez com que qualquer candidatura necessite hoje de alguém com conhecimento dos mecanismos que a internet oferece.

Não somente para proteger candidatos, mas também para construir projetos políticos. Já são inúmeros os exemplos de candidaturas que se tornaram vitoriosas a partir da visibilidade de seus atores no universo digital. A propaganda política acaba na quinta-feira, dia 3, e sábado, dia 5, será um dia de mobilização intensa no corpo a corpo com eleitores.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem Ilustrativa
Política
Estupro: CCJ aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos
Senadora Tereza Cristina
Política
Tereza Cristina anuncia que será relatora do acordo Mercosul-UE no Senado
Doença tem seu contágio por meio de contato pessoal próximo com lesões na pele
Política
Brasil registra 88 casos de Mpox em 2026; saiba como evitar a doença
Anotações de Flávio mostram pedidos milionários de pré-candidatos de MS para desistência
Política
Anotações de Flávio mostram pedidos milionários de pré-candidatos de MS para desistência
As medidas ampliam o foco da apuração
Política
Irmãos de Toffoli, mulher de Moraes e ex-ministro de Bolsonaro; veja quem CPI quer ouvir
Reunião da CCJR
Política
Recomposição da CCJR encerra impasse e deputados já estudam reorganização partidária de blocos
Foto: Divulgação
Política
Sem efeito prático, Papy ameniza o tom e indica cumprimento de decisão sobre Mesa Diretora
Presidente Lula e senador Flávio Bolsonaro
Política
Pesquisa Atlas: Lula vence todos os cenários no 1º turno e empata com Flávio Bolsonaro no 2°
Governador Eduardo Riedel ao Correio Braziliense
Política
Riedel reafirma pré-candidatura e fala em coalizão da direita no embate com o PT
Foto: Wagner Guimarães
Política
Projetos criam Dia dos Esportes Equestres e oficializam Pantanal Tech MS

Mais Lidas

Lula
Política
Lula deve vir para a COP15 Pantanal, em Campo Grande
Lula desembarcou na Ásia no último dia 18 e cumpriu agendas na Índia e na Coreia do Sul. Ainda nesta terça-feira, a comitiva presidencial embarca de volta para Brasília.
Brasil
Lula se reuniu com presidente dos Emirados Árabes Unidos
Controle de Zoonoses (CCZ) / Campo Grande
Polícia
Protetor denuncia à Polícia 'extermínio' de animais saudáveis no CCZ de Campo Grande
Breno Bidon (Corinthians) e Kaio Jorge (Cruzeiro)
Esportes
Cruzeiro e Corinthians se enfrentam hoje; saiba onde assistir