Menu
Menu
Busca quinta, 30 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Política

Última semana, domingo que vem é a eleição

Sete dias finais serão os mais intensos e emocionais do processo eleitoral

29 setembro 2024 - 08h37Da Redação    atualizado em 29/09/2024 às 08h39

A eleição está chegando, entramos na reta final da campanha. Nessa última fase, quem sabe operar e otimizar os recursos
que tem, pode inclusive crescer e alcançar o objetivo que é o mandato.

Na disputa majoritária, três nomes, Rose Modesto, Beto Pereira e Adriane Lopes tem chances de avançar ao segundo turno. Beto tem apoio do governo do estado, Adriane é a prefeita e busca sua reeleição. Ambos têm máquinas administrativas jogando com suas campanhas, detalhe que não pode ser menosprezado. Mas Rose Modesto, que não as tem, teve bom desempenho nas pesquisas desde que se lançou candidata. Um ou uma estará de fora da eleição na noite de domingo, dia 6 de outubro.

Já na eleição legislativa, 493 candidatos querem uma das vinte e nove cadeiras de vereador. A disputa tem seus medalhões, Carlão, Marquinhos Trad e Silvio Pitu brigam no pelotão da frente e devem estar na câmara municipal. O desempenho das legendas, é o coeficiente eleitoral a ser atingido por elas e um dado vital na sorte dos postulantes.

Na eleição de 1988, Alberto Rondon foi o mais votado, mas não tornou se vereador, pois sua chapa não atingiu o coeficiente necessário para eleger o primeiro edil.

Essa combinação de votação individual com a do partido, é uma estratégia que fulmina novatos, que podem se tornar meros cabos eleitorais em grandes legendas ou trabalhar arduamente em outras onde somente um, ou nenhum, se elegerá. Nomes conhecidos, mas que estavam fora da política como Airton Saraiva, Mauricio Picarelli e Youssif Domingos tentam retornar a vida pública.

A era digital multiplicou riscos em épocas como essa, de disseminação de fake news, que podem destruir um trabalho de meses, ou até anos, arrastando-os para a derrota. Com isso, na internet e nas plataformas da rede social, outra eleição se disputa, e o fato fez com que qualquer candidatura necessite hoje de alguém com conhecimento dos mecanismos que a internet oferece.

Não somente para proteger candidatos, mas também para construir projetos políticos. Já são inúmeros os exemplos de candidaturas que se tornaram vitoriosas a partir da visibilidade de seus atores no universo digital. A propaganda política acaba na quinta-feira, dia 3, e sábado, dia 5, será um dia de mobilização intensa no corpo a corpo com eleitores.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Simone Tebet, ex Ministra do Planejamento e Orçamento
Política
Simone Tebet lidera disputa pelo Senado em São Paulo, aponta Quaest
Reprovação de Jorge Messias é um resultado raro na história recente da Corte
Política
Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao STF após reviravolta no plenário
Manifestações ocorreram em diversas cidades
Política
Fim da escala 6x1 é principal bandeira nos atos do 1° de Maio no país
CCJ realiza reunião para sabatinar indicados ao TST, Defensoria Pública da União (DPU), e STF
Política
Em sabatina, Messias defende STF mais colegiado e critica decisões individuais de ministros
Foto: Ricardo Agra
Política
Projeto assegura alimentação adaptada a alunos com deficiência em MS
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Justiça
TSE celebra 30 anos da urna eletrônica com evento aberto ao público em Brasília
Foto: Davi Pinheiro/Divulgação
Política
Jornada de trabalho e escala 6x1 será pautada em audiência na Câmara Municipal
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Política
Assembleia analisa criação de 150 cargos de analista judiciário
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores votam dois projetos na sessão desta terça na Câmara

Mais Lidas

Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Residencial fica na região norte - Foto: Reprodução / Comunicação da Agehab
Cidade
Agehab publica resultado com 80 famílias pré-selecionadas no Residencial Nova Bahia
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Padrasto sai algemado em Campo Grande sob suspeita de estupro de menino de 1 ano