Menu
Menu
Busca quinta, 10 de abril de 2025
TJMS Abr25
Política

Última semana, domingo que vem é a eleição

Sete dias finais serão os mais intensos e emocionais do processo eleitoral

29 setembro 2024 - 08h37Da Redação    atualizado em 29/09/2024 às 08h39
São Julião

A eleição está chegando, entramos na reta final da campanha. Nessa última fase, quem sabe operar e otimizar os recursos
que tem, pode inclusive crescer e alcançar o objetivo que é o mandato.

Na disputa majoritária, três nomes, Rose Modesto, Beto Pereira e Adriane Lopes tem chances de avançar ao segundo turno. Beto tem apoio do governo do estado, Adriane é a prefeita e busca sua reeleição. Ambos têm máquinas administrativas jogando com suas campanhas, detalhe que não pode ser menosprezado. Mas Rose Modesto, que não as tem, teve bom desempenho nas pesquisas desde que se lançou candidata. Um ou uma estará de fora da eleição na noite de domingo, dia 6 de outubro.

Já na eleição legislativa, 493 candidatos querem uma das vinte e nove cadeiras de vereador. A disputa tem seus medalhões, Carlão, Marquinhos Trad e Silvio Pitu brigam no pelotão da frente e devem estar na câmara municipal. O desempenho das legendas, é o coeficiente eleitoral a ser atingido por elas e um dado vital na sorte dos postulantes.

Na eleição de 1988, Alberto Rondon foi o mais votado, mas não tornou se vereador, pois sua chapa não atingiu o coeficiente necessário para eleger o primeiro edil.

Essa combinação de votação individual com a do partido, é uma estratégia que fulmina novatos, que podem se tornar meros cabos eleitorais em grandes legendas ou trabalhar arduamente em outras onde somente um, ou nenhum, se elegerá. Nomes conhecidos, mas que estavam fora da política como Airton Saraiva, Mauricio Picarelli e Youssif Domingos tentam retornar a vida pública.

A era digital multiplicou riscos em épocas como essa, de disseminação de fake news, que podem destruir um trabalho de meses, ou até anos, arrastando-os para a derrota. Com isso, na internet e nas plataformas da rede social, outra eleição se disputa, e o fato fez com que qualquer candidatura necessite hoje de alguém com conhecimento dos mecanismos que a internet oferece.

Não somente para proteger candidatos, mas também para construir projetos políticos. Já são inúmeros os exemplos de candidaturas que se tornaram vitoriosas a partir da visibilidade de seus atores no universo digital. A propaganda política acaba na quinta-feira, dia 3, e sábado, dia 5, será um dia de mobilização intensa no corpo a corpo com eleitores.

Reportar Erro
São Julião
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Identidade Visual MPMS -
Interior
MP manda prefeita exonerar cunhado e pede fim do nepotismo em Sonora
Presidente Lula
Política
Lula sinaliza nomeação de Pedro Lucas para as Comunicações
Câmara homenageia profissionais do agronegócio com a Medalha Tereza Cristina
Política
Câmara homenageia profissionais do agronegócio com a Medalha Tereza Cristina
Foto: Pedro Ernesto
Política
Deputado discute pavimentação da MS-244 e MS-270 com secretário de Infraestrutura
O objetivo é elaborar um diagnóstico sobre as dificuldades, violências e violações de direitos enfrentadas por pessoas indígenas LGBTQIA+
Brasil
MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+
Deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES)
Política
Deputado pode ser investigado após dizer que queria Lula morto
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Interior
Conteúdo difamatório contra vereador termina em condenação em São Gabriel do Oeste
Deputado estadual, Gerson Claro
Política
Gerson Claro pede celeridade na duplicação da BR-163
Deputados votam projeto que obriga vendedores a informarem procedência de veículos
Política
Deputados votam projeto que obriga vendedores a informarem procedência de veículos
Juscelino é acusado de desvio de emendas
Política
Ministro de Lula denunciado por corrupção oficializa demissão

Mais Lidas

Empresário estava em surto e foi para cima da PM
Interior
JD1TV: Câmera flagra empresário entrando em confronto com a PM em Sidrolândia
Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Mulher é espancada e sofre traumatismo craniano no Tiradentes
Imagem Ilustrativa
Polícia
JD1TV: É cada uma! Motorista é flagrado assistindo pornografia no trânsito de Campo Grande
Arma usada por Adriano
Polícia
AGORA: Traficante tenta fugir, mas morre ao trocar tiros com a PM no Santo Eugênio