O vereador Wenderson Willian dos Reis Ferreira, conhecido como "Negão", do município de Caarapó, foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa de R$ 5.000,00. A condenação decorre da violação do artigo 36 da Lei nº 9.504/97, que proíbe propaganda eleitoral antecipada.
A ação foi movida pelo Diretório Municipal do Partido Liberal de Caarapó. Segundo a denúncia, em 5 de julho de 2024, o vereador publicou em suas redes sociais uma imagem com conteúdo considerado eleitoral. A publicação continha expressões como "Vamos caminhar lado a lado" e "Conto com o apoio de todos vocês nessa jornada", que foram interpretadas como pedidos explícitos de voto.
A Decisão - A juíza Camila de Melo Mattioli Pereira analisou o caso e decidiu que a imagem divulgada pelo vereador não se tratava de um simples ato de pré-campanha. Segundo a magistrada, o conteúdo tinha caráter nitidamente eleitoral, configurando, assim, propaganda eleitoral antecipada, conforme disposto no parágrafo único do art. 3º-A da Resolução TSE nº 23.610/2019.
A juíza destacou que, embora a liberdade de expressão seja um direito fundamental, ela não é absoluta, especialmente quando confrontada com outros direitos, como a igualdade e a legitimidade do processo eleitoral. O papel da Justiça Eleitoral é garantir a legalidade das eleições, evitando abusos e excessos que possam comprometer o equilíbrio e a legitimidade do pleito.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Wenderson Willian o "Negão" - (Foto: Reprodução / Câmara de Caarapó )



