Campo Grande largou mais uma vez na frente ao ser referência para o Centro-Oeste, após ser a primeira cidade a adotar o método Wolbachia, que ajuda no combate a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A adoção da medida foi elogiada pelo Ministério da Saúde.
A introdução de novas tecnologias de controle vetorial faz parte do Plano de Ação 2024/2025, que visa reduzir os impactos das arboviroses.
A implementação do método foi concluída no ano passado, com seis fases que cobriram 74 bairros e sete regiões urbanas, beneficiando cerca de 130 mil pessoas por fase. Mais de 102 milhões de "wolbitos" – como são conhecidos os mosquitos infectados pela bactéria – foram liberados em Campo Grande.
Até o momento, cerca de 4 milhões de habitantes foram beneficiados com a tecnologia em 7 cidades brasileiras: Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Niterói (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Petrolina (PE).
Com a expansão, o Brasil espera cobrir mais cidades e otimizar a distribuição desses ovos às regiões mais críticas. "A nossa meta é transformar essa tecnologia em política pública, deixando de ser um projeto de pesquisa e passando a integrar as estratégias permanentes de controle do Aedes aegypti em larga escala", afirmou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Rivaldo Cunha.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Superação: Farmacêutica conta como foi sair de profissional oncológica à paciente com câncer

Abril Verde: Campanha reforça cuidados com a saúde mental dos professores

Chikungunya avança em MS e SES emite alerta para que os cuidados continuem acontecendo

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP

Sesau diz que suspeitas de extravio de prontuários podem passar por sindicância

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado
