As primeiras doses da vacina nacional contra a dengue já estão armazenadas em um galpão do Ministério da Saúde, à espera do início da campanha de imunização no Sistema Único de Saúde. Segundo o ministro Alexandre Padilha, cerca de 300 mil doses produzidas pelo Instituto Butantan já foram entregues e integram o estoque inicial do governo federal.
A expectativa do ministério é que, até o fim de janeiro, o Butantan entregue até 1 milhão de doses, o que permitiria iniciar a vacinação no Sistema Único de Saúde com foco nos profissionais da atenção primária. O grupo é considerado prioritário por atuar na linha de frente dos primeiros atendimentos e inclui equipes das unidades básicas de saúde e agentes que realizam visitas domiciliares.
Paralelamente à organização da campanha nacional, o Ministério da Saúde prepara uma estratégia de vacinação acelerada em cidades-piloto, com o objetivo de testar logística e impacto da ampliação rápida da cobertura vacinal. A proposta é começar pelos profissionais de saúde e avançar gradualmente para a população a partir de 59 anos, descendo para faixas etárias mais jovens conforme a disponibilidade de doses.
Outro ponto central do cronograma é o avanço dos estudos clínicos para ampliar o público-alvo da vacina. De acordo com Padilha, já em janeiro começa o recrutamento de voluntários com mais de 60 anos, etapa considerada decisiva para permitir, no futuro, a inclusão formal desse grupo na estratégia de vacinação em larga escala.
O ministro também ressaltou que pessoas que já tiveram dengue podem ser vacinadas, já que a infecção prévia não garante proteção contra todos os sorotipos nem impede casos graves. Enquanto a vacina do Butantan avança, o SUS mantém a aplicação do imunizante de duas doses de origem internacional para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com nenhuma morte registrada, MS já soma 79 confirmações de dengue

Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue

Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE

Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro

Indústria de MS recebe campanha de imunização contra a gripe

Promotoria atua para garantir presença de pais durante internação de crianças na Santa Casa

Campo Grande registra primeiro caso de morcego positivo para raiva em 2026

Alexandre Padilha, ministro da Saúde ( Carolina Antunes/Ministério da Saúde)



