Com mais de 400 doses disponíveis, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia, em fevereiro, a Estratégia de Imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), com a incorporação do Nirsevimabe ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mato Grosso do Sul recebeu 440 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde para o início da estratégia.
A retirada das doses pelos municípios ocorrerá na Rede de Frio estadual nos dias 29 e 30, com posterior distribuição às maternidades selecionadas. Ao todo, 17 maternidades localizadas em diferentes regiões do Estado contarão com o imunobiológico. Os demais municípios poderão solicitar as doses por meio do sistema E-CRIE.
A estratégia é voltada a bebês prematuros com menos de 37 semanas de gestação e a crianças com comorbidades de até 24 meses de idade. O Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção de infecções do trato respiratório inferior causadas pelo VSR, principal agente associado a hospitalizações de bebês.
O imunobiológico será ofertado nas maternidades, permitindo a aplicação ainda nas primeiras horas ou dias de vida, de forma semelhante ao que já ocorre com a BCG e a vacina contra hepatite B. A medida amplia a proteção da primeira infância e marca a transição da política estadual de prevenção ao VSR, que até então utilizava o Palivizumabe para um público mais restrito.
Durante o período de transição, os bebês que já iniciaram o esquema com Palivizumabe deverão concluir o protocolo conforme os critérios vigentes, com dispensação mantida pela Assistência Farmacêutica. A SES orienta pais e responsáveis a procurarem as unidades de saúde para verificar se as crianças se enquadram nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional

Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia

Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019

Hospital Universitário abre residência em Saúde Indígena e Neonatologia em Dourados

Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina no domingo

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

MS já registra 14 casos de dengue, mas mantém zerado número de mortes

INSS abre agências no fim de semana para compensar suspensão de atendimentos


Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense (Foto: Bruno Rezende/Secom)



