Chegou a 14 o número de mortes causadas pela dengue em Mato Grosso do Sul, somente este ano. O Boletim Epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Municipal de Saúde) nesta quarta-feira (17), trouxe mais duas vítimas da doença.
De acordo com o levantamento, as duas novas vítimas confirmadas se tratam de idosas. Uma tinha 91 anos e morava em Amambai, a outra tinha 74 anos e era de Ponta Porã.
A mesma quantidade de mortes em 2024, tem a suspeita de ter a dengue como causa, mas ainda falta a confirmação de exames laboratoriais.
Do total de mortes registradas desde o dia 1º de janeiro até 13 de abril de 2024, a maioria é de homens e de pessoas idosas. No entanto, bebês de 1 ano e de apenas três meses estão entre as vítimas também.
A SES informou esta semana estar investigando mais de 14,2 mil casos suspeitos de dengue em todo o Estado. Até o momento, foram confirmados mais de 5,7 mil casos da doença em MS.
Fronteira
As cidades que fazem fronteira com o Paraguai ou estão próximas a ela concentram a maior quantidade de óbitos e têm a maior incidência de casos suspeitos a cada 100 mil habitantes, é o que aponta o levantamento da Secretaria.
Coronel Sapucaia, Juti, Chapadão do Sul, Aral Moreira e Costa Rica são as cinco cidades com incidência mais elevada. Ao todo, 40 municípios de MS estão em alerta quanto a isso atualmente.
Chikungunya
Essa doença não causou nenhuma morte no Estado este ano, no entanto, a quantidade de casos suspeitos já é a maior dos últimos 10 anos.
Foram relatados no boletim 4.093 casos prováveis, enquanto em 2023 estiveram sob investigação 3.475. Em anos anteriores, a quantidade não chegou aos 700 por ano.
Vacinação
Vale lembrar que a vacinação contra a dengue ocorre na rede pública de saúde para o público alvo. Até o momento 73,3 mil vieram para Mato Grosso do Sul, mas somente 36,4 mil foram aplicadas, segundo o próprio boletim.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no paÃs, em 2026

Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande

Doação de órgãos de enfermeira vÃtima de feminicÃdio salva três vidas

Com chegada do frio, SES alerta para possÃvel aumento de casos de gripe em MS

Humap-UFMS promove programação especial pelo Dia da Mulher com foco no bem-estar

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos

PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito

Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs

Mosquitos Aedes aegypti (Foto: Arquivo)



