Visando a melhoria na qualidade da saúde pública, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), investiu mais de R$ 850 milhões em ações e serviços de saúde nos últimos quatro meses.
A informação consta no balanço da prestação de contas do 2º quadrimestre de 2024, referente aos meses de maio a agosto, a maior contrapartida foi de recursos estaduais, com 86,49% investidos.
Os investimentos abrangeram diversas áreas, incluindo a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médicos, além da contratação de novos profissionais de saúde, garantindo acesso a tratamentos de qualidade e melhoria das estruturas de atendimento à população.
Durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, que aconteceu na tarde de quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Gross do Sul (Alems), o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou algumas ações do governo, como a finalização do Hospital Regional de Dourados e reformas de unidade de Saúde.
"Temos investido nas diversas áreas carentes da nossa saúde estadual. Gostaria de destacar as resoluções que fizemos no intuito de atender os municípios com relação à atenção primária, em um programa que chamamos de Resolve APS, investimentos para a reforma do ambiente interno das unidades básicas de saúde e, fundamentalmente, os investimentos para o término do Hospital Regional de Dourados, que nós pretendemos inaugurar agora no primeiro trimestre de 2025", disse o secretário.
O gerente de Planejamento da SES, Waldeir Sanches, explicou que uma das principais metas da pasta é diminuir a mortalidade infantil em MS.
"Apresentamos uma redução de 0.5% nas taxas de mortalidade materna-infantil, comparado ao mesmo período de 2023. Para ampliar cada vez os serviços, trabalhamos projetos relacionados como o Bem Nascer, o projeto Elas – de acolhimento às mães adolescentes -, além de estar em trabalho conjunto com os municípios para melhorarmos cada vez mais esses índices", ressaltou.
A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, deu destaque para o programa 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila', que tem como objetivo reduzir as filas de espera e ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos e exames nos municípios.
"Com esse Programa temos acelerado o processo de atendimento dos nossos pacientes. Foram registradas 68.026 solicitações de consultas avaliativas no sistema de regulação estadual, no período de maio do ano passado a 15 de outubro deste ano. Números bastante positivos neste quadrimestre e vamos para o próximo com expectativa maior para tirar os pacientes da fila, oferecendo tratamento adequado e devolvendo a qualidade de vida para essas pessoas", afirmou.
Para o presidente da Comissão de Saúde da Alems, deputado estadual Lucas de Lima, os dados foram importantes para esclarecem o que o Estado tem investido na área da saúde, além de reforçar a relevância da prestação de contas.
"É de suma importância que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, venha prestar contas do dinheiro público que foi investido nesse segundo quadrimestre do ano de 2024. E todos os relatórios são detalhados e ficam à disposição das pessoas após terminar a nossa audiência pública. Então, quem quiser conferir ou pedir as cópias desses relatórios que são apresentados hoje, estarão inteiramente à disposição", afirmou o deputado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chikungunya avança em MS e SES emite alerta para que os cuidados continuem acontecendo

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP

Sesau diz que suspeitas de extravio de prontuários podem passar por sindicância

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado

Riedel cobra melhoria estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa

Primeiro dia de 'Drive-thru' aplica 360 doses contra Influenza; ação segue até dia 17
