Menu
Menu
Busca terça, 08 de abril de 2025
TJMS Abr25
Saúde

Governo de MS já investiu mais de R$ 850 milhões na saúde nos últimos 4 meses

Valor abrangeu diversas áreas, incluindo a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médicos, além da contratação de novos profissionais de saúde

11 novembro 2024 - 17h23Pedro Molina
São Julião

Visando a melhoria na qualidade da saúde pública, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), investiu mais de R$ 850 milhões em ações e serviços de saúde nos últimos quatro meses.

A informação consta no balanço da prestação de contas do 2º quadrimestre de 2024, referente aos meses de maio a agosto, a maior contrapartida foi de recursos estaduais, com 86,49% investidos.

Os investimentos abrangeram diversas áreas, incluindo a construção e reforma de hospitais, aquisição de equipamentos e insumos médicos, além da contratação de novos profissionais de saúde, garantindo acesso a tratamentos de qualidade e melhoria das estruturas de atendimento à população.

Durante a Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde, que aconteceu na tarde de quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Gross do Sul (Alems), o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou algumas ações do governo, como a finalização do Hospital Regional de Dourados e reformas de unidade de Saúde.

"Temos investido nas diversas áreas carentes da nossa saúde estadual. Gostaria de destacar as resoluções que fizemos no intuito de atender os municípios com relação à atenção primária, em um programa que chamamos de Resolve APS, investimentos para a reforma do ambiente interno das unidades básicas de saúde e, fundamentalmente, os investimentos para o término do Hospital Regional de Dourados, que nós pretendemos inaugurar agora no primeiro trimestre de 2025", disse o secretário.

O gerente de Planejamento da SES, Waldeir Sanches, explicou que uma das principais metas da pasta é diminuir a mortalidade infantil em MS.

"Apresentamos uma redução de 0.5% nas taxas de mortalidade materna-infantil, comparado ao mesmo período de 2023. Para ampliar cada vez os serviços, trabalhamos projetos relacionados como o Bem Nascer, o projeto Elas – de acolhimento às mães adolescentes -, além de estar em trabalho conjunto com os municípios para melhorarmos cada vez mais esses índices", ressaltou.

A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, deu destaque para o programa 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila', que tem como objetivo reduzir as filas de espera e ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos e exames nos municípios.

"Com esse Programa temos acelerado o processo de atendimento dos nossos pacientes. Foram registradas 68.026 solicitações de consultas avaliativas no sistema de regulação estadual, no período de maio do ano passado a 15 de outubro deste ano. Números bastante positivos neste quadrimestre e vamos para o próximo com expectativa maior para tirar os pacientes da fila, oferecendo tratamento adequado e devolvendo a qualidade de vida para essas pessoas", afirmou.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Alems, deputado estadual Lucas de Lima, os dados foram importantes para esclarecem o que o Estado tem investido na área da saúde, além de reforçar a relevância da prestação de contas.

"É de suma importância que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, venha prestar contas do dinheiro público que foi investido nesse segundo quadrimestre do ano de 2024. E todos os relatórios são detalhados e ficam à disposição das pessoas após terminar a nossa audiência pública. Então, quem quiser conferir ou pedir as cópias desses relatórios que são apresentados hoje, estarão inteiramente à disposição", afirmou o deputado.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende/Secom
Saúde
Chikungunya avança em MS e SES emite alerta para que os cuidados continuem acontecendo
Identidade Visual MPMS -
Interior
Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP
Fotos: Divulgação/Polícia Civil
Saúde
Sesau diz que suspeitas de extravio de prontuários podem passar por sindicância
Vacinação contra a gripe
Saúde
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Marie-Anne August praticava exercícios antes do incidente
Saúde
Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida
Aparecida do Taboado e Figueirão registraram incidência média de casos confirmados para doença.
Saúde
MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana
Vacinação
Saúde
Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado
Eduardo Riedel assinou o repasse para o hospital
Saúde
Riedel cobra melhoria estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa
Primeiro dia de 'Drive-thru' aplica 360 doses contra Influenza; ação segue até dia 17
Saúde
Primeiro dia de 'Drive-thru' aplica 360 doses contra Influenza; ação segue até dia 17
Suplementos alimentares com Ora-pro-nóbis são proibidos pela Anvisa  Foto: Adobe Stock  Suplementos alimentares contendo ora-pro-nó
Saúde
Anvisa proíbe comercialização de suplementos com ora-pro-nóbis

Mais Lidas

Um dos veículos pegou fogo no local
Polícia
JD1TV AGORA: Acidente entre Sidrolândia e Campo Grande causa mortes; crianças estão no meio
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Interior
Veja quem são as quatro pessoas mortas no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Um dos veículos ficou destruído após o incêndio
Polícia
Três crianças e uma mulher morreram no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Após o crime, a vítima ainda recebeu ameaças de morte
Polícia
'Não imaginei que ele teria coragem', diz mulher após levar 7 facadas do marido no Tiradentes