Menu
Menu
Busca sexta, 06 de fevereiro de 2026
Saúde

Justiça autoriza greve dos odontologistas caso prefeitura não cumpra acordo em 15 dias

A categoria deu mais um prazo para o cumprimento das promessas feitas em maio deste ano

17 dezembro 2025 - 17h11Brenda Assis

Os cirurgiões-dentistas da rede pública municipal de Campo Grande podem retomar a paralisação caso a prefeitura não cumpra, em até 15 dias, decisão judicial que determina o reposicionamento do Plano de Cargos e Carreiras da categoria. O entendimento foi manifestado pelo desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, que reconheceu o descumprimento reiterado das ordens judiciais por parte do município.

A paralisação, prevista para começar nesta quarta-feira (17), foi suspensa após determinação do Poder Judiciário. Em assembleia, os profissionais decidiram cumprir a decisão e manter apenas o estado de greve.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS), David Chadid, a suspensão da greve não representa desistência das reivindicações. “Respeitamos a Justiça, por isso suspendemos a paralisação, mas seguimos em estado de greve, aguardando que a prefeita cumpra a decisão judicial”, afirmou.

No pedido de reconsideração apresentado pelo sindicato, o desembargador destacou que a prefeitura não vem cumprindo as decisões judiciais de forma célere. A decisão cita registros de prorrogações de prazo, advertências e aplicação de medidas coercitivas, além de jurisprudência que afasta punições ao movimento grevista quando ele decorre de conduta ilícita do poder público.

No último dia 15 de dezembro, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, negou novo pedido de prazo feito pelo município para a implementação do reposicionamento. Na decisão, ele determinou que a prefeitura comprove o cumprimento da ordem judicial em até 15 dias, triplicou a multa por descumprimento e advertiu a prefeita sobre possível responsabilização por crime de desobediência.

Segundo o desembargador, caso o município não cumpra a decisão dentro do prazo estabelecido, a greve dos cirurgiões-dentistas poderá ser considerada legítima, o que pode levar à paralisação dos atendimentos na rede pública municipal.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Reuters/George Frey/File Photo
Política
Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil
Assinatura aconteceu durante reunião
Saúde
Saúde de MS tem meta de manter a maior cobertura vacinal do país
Foto: Mireli Obando
Saúde
Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta INCA
Serviço de odontologia é gratuito por meio do SUS
Saúde
Saiba como utilizar gratuitamente o serviço de odontologia pelo SUS em MS
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Saúde
Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta
Novas regras passam a valer para doação
Saúde
Doadores que usam canetas emagrecedoras passam a ter novas regras no Hemosul
USF Coophavilla II - Foto: Cristiene Nishimura
Saúde
Ministério Público encontra falhas na USF do Coophavilla II e abre investigação
Os convocados devem se apresentar na sede da Sesau
Saúde
Mais de 20 médicos são convocados para reforçar atendimento na rede de saúde de Campo Grande
Anvisa
Saúde
Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos
Casos de dengue seguem aumento em MS
Saúde
Casos confirmados de dengue quase dobra de uma semana para outra em MS

Mais Lidas

Marcas de sangue | Imagem ilustrativa
Brasil
Adolescente mata ex-namorada de 16 anos a tiros em padaria
Prefeita Adriane Lopes e sua vice Camilla Nascimento
Política
Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Comportamento
Vídeo: Centenária, Adélia celebra a vida ao lado de filhos, netos e bisnetos em Campo Grande
Suspeito foi preso em flagrante pelo Batalhão de Choque
Polícia
Após furto, ladrão de comércio morre ao tentar confrontar militar do Choque na Capital