O Ministério da Saúde, divulgou na quinta-feira (9), um vídeo onde o ministro Luiz Henrique Mandetta fala sobre a pactuação do órgão com o Conselho Nacional de Secretaria de Saúde (Conass), e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para a liberação de R$ 4 bilhões extras para estados e municípios reforçarem suas ações de combate ao coronavírus.
Segundo Mandetta o repasse é para Estados e regiões que tem produção de média e alta complexidade, onde o valor do teto de média e alta complexidade será dobrado. “As cidades pequenas terão seu valor de Piso de atenção Básica (PAB), também alocado. Municípios que recebem recursos para média e alta complexidade terão direito a uma parcela mensal extra, em igual valor”, afirmou.
Com os recursos, estados e municípios terão apoio financeiro para aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos.
A notícia para gestores, secretários estaduais e secretários municipais é que esse recurso já foi depositado na conta de cada Fundo Municipal e fundo Estadual de saúde no Brasil. A portaria foi publicada na quinta-feira (9) em edição extra do Diário Oficial da União.
O ministro também ressaltou a compra de materiais provindos da China e que será distribuído pelos governos estaduais e municipais. “Nós estamos conseguindo trazer na terça-feira (14), compras em aviões chineses que vem ao Brasil com a primeira etapa de uma compra de 240 milhões de máscaras, e vamos trazer 40 milhões toda semana. Com isso a gente pacífica o mercado brasileiro”.
Além de máscaras, o Brasil também vai receber Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão repassados aos Estados, juntamente com respiradores e leitos.
Conforme divulgado pelo governador Reinaldo Azambuja, em entrevista ao Programa Boca do Povo, a Susano Papel e Celulose vai mandar um avião ao Aeroporto Internacional de Garulhos para resgatar do recebimento chinês, a compra de mais de 60 mil mascaras usadas pelos médicos e 15 leitos que a empresa doou para o governo de Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS


Luiz Henrique Mandetta informou em vídeo a liberação do recurso para os governos estaduais e municipais (Reprodução/Internet)



