Menu
Menu
Busca quinta, 29 de maio de 2025
Saúde

MS registra 20 casos de mpox este ano e Estado faz alerta sobre a doença

O médico infectologista da Unimed Campo Grande, Maurício Pompilio, explicou cuidados básicos

14 novembro 2024 - 17h08Brenda Leitte, com Assessoria

O registro de casos de mpox em Mato Grosso do Sul tem gerado atenção das autoridades em saúde. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Estado registrou 20 casos da doença em 2024 até o momento, apresentando uma taxa de incidência de 0,7 por 100.000 habitantes.

Em contraste, em 2023, houve apenas um caso registrado, com taxa de incidência não calculável. Em 2022, o cenário foi significativamente diferente, com 159 casos e uma taxa de 5,6 por 100.000 habitantes. Nesta semana, a A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu alerta global e convocou seu comitê de emergência para reavaliar o cenário de mpox no mundo. A reunião está prevista para o próximo dia 22. 

O médico infectologista da Unimed Campo Grande, Maurício Pompilio, explica que “esta é uma infecção causada por um vírus que pode se manifestar através de febre, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, mas principalmente lesões de pele e mucosas”. As manifestações incluem pápulas que evoluem rapidamente para vesículas cheias de líquido, que podem ser transparentes ou amareladas, formando crostas até que cicatrizem completamente.

O infectologista destaca ainda que “as lesões ocorrem em diversas partes do corpo, geralmente afetando o rosto, tronco, membros e genitais, e podem ser muito dolorosas”. A transmissão da infecção ocorre principalmente por contato direto com as lesões, que podem contaminar mãos e objetos, além de secreções respiratórias.

Ele enfatiza a importância de procurar atendimento médico: “Toda pessoa que apresentar os sinais e sintomas da doença deve buscar o serviço de saúde para um diagnóstico adequado e orientações sobre tratamento. Não existe um remédio específico, mas existem formas de aliviar a dor e melhorar as lesões". Outra recomendação importante é o isolamento de pessoas que apresentam alta suspeita de contágio, considerando a transmissibilidade da doença.

Embora exista uma vacina contra o mpox, Pompilio ressalta que “ela é destinada principalmente a grupos com condições especiais, como pacientes com imunodeficiência, HIV, câncer, ou que utilizam medicamentos que afetam a imunidade".

Adicionalmente, medidas de prevenção como o uso de máscaras descartáveis e a boa higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel são fundamentais para reduzir a transmissão do vírus. “Vamos nos cuidar e não deixem de procurar um médico em caso de suspeita”, conclui o especialista.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Gov Dengue Maio25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ação do governo garante transporte de jovem para realização de transplante em SP
Saúde
Ação do governo garante transporte de jovem para realização de transplante em SP
Mato Grosso do Sul intensifica ações para reduzir mortalidade materna
Saúde
Mato Grosso do Sul intensifica ações para reduzir mortalidade materna
11 veículos foram entregues
Saúde
Governo de MS entrega 11 ambulâncias para reforçar transporte de pacientes no interior
Santa Casa da Capital
Saúde
Santa Casa de Campo Grande fecha prontos-socorros do hospital
Ação é para aumentar a cobertura vacinal
Saúde
Vacinação contra gripe será realizada em shopping da Capital neste fim de semana
Vacina contra gripe está disponível em 20 unidades de saúde
Saúde
Ministério da Saúde recomenda que MS amplie vacinação contra a gripe
Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Saúde
Saúde e Bem-Estar aborda da fé e espiritualidade para a qualidade de vida
Hospital São Julião
Saúde
São Julião recebe os primeiros pacientes em leitos abertos pelo governo de MS
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Saúde
MS faz teleconsultoria para agilizar diagnóstico e tratamento de câncer bucal
Pacientes entre 16 e 18 anos passam a seguir os mesmos critérios dos adultos
Saúde
Cirurgia bariátrica é ampliada para adolescentes a partir de 14 anos

Mais Lidas

Polícia identifica mãe e bebê encontradas carbonizadas no Indubrasil
Polícia
Polícia identifica mãe e bebê encontradas carbonizadas no Indubrasil
JD1TV: Para não pagar pensão, homem matou e carbonizou a esposa e o filho de 10 meses em MS
Polícia
JD1TV: Para não pagar pensão, homem matou e carbonizou a esposa e o filho de 10 meses em MS
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
Polícia analisa para qual presídio enviar homem que matou esposa e filha esganadas na Capital
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher e bebê são encontrados carbonizados em área de mata do Indubrasil