Após aproximadamente dois meses do aparecimento da variante ômicron, nova cepa já é a mais prevalente nos casos de covid do Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde.
Um dos sintomas mais presentes é a dor de garganta antes dos demais sintomas aparecerem.
De acordo com dados do Zoe COVID Symptom Study, um projeto que registra, via smartphone, como pessoas infectadas se sentem no Reino Unido, indica que até o fim de dezembro, cerca de 57% das pessoas com a variante reclamaram de dor de garganta.
Evidências científicas indicam que a ômicron tem maior probabilidade de innfectar a garganta do que os pulmões - o que explica a alta infecciosidade, bem como, a incidência de mortes menor do que em outras cepas do vírus -, mas ainda há estudos em andamento a esse respeito.
"O que parece é que a variante apresenta uma preferência pelas células da via área superior - garganta, seios da face e orofaringe, apesar de ainda faltarem informações que nos comprovem e indiquem por quê. São áreas onde é mais raro surgirem complicações graves", aponta Larissa Camargo, médica otorrinolaringologista do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, que tem tratado dezenas de pacientes com os sintomas causados pela covid-19 no nariz e garganta.
Segundo o infectologista Evaldo Stanislau Affonso de Araújo, membro da diretoria da SPI (Sociedade Paulista de Infectologia), nessa área onde o vírus se replica intensamente, a amídala é inflamada como mecanismo de defesa.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Associação de Odontologia seleciona pacientes para implantes dentários na Capital

Campo Grande se mantém em estágio de alerta em relação a casos gripais

Saúde e Bem-Estar destaca prevenção ao câncer colorretal

TJ mantêm liminar que determina promoção de servidores odontologistas

Ministério Público vai acompanhar estrutura das UBSs em Novo Horizonte do Sul

MPF investiga falta de remédios para presos que engoliram droga em Corumbá

Médico de MS explica o que é câncer colorretal, que vitimou Preta Gil

Capital tem plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Agora é lei: Lula sanciona texto que reconhece fibromialgia como deficiência no Brasil
