Menu
Menu
Busca domingo, 15 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Saúde

Paciente covid, já vacinado, é a 2ª suspeita de 'fungo preto' em MS

O paciente está internado em estado grave desde o dia 28 de maio

04 junho 2021 - 14h32Brenda Assis    atualizado em 04/06/2021 às 14h51

Corumbá tem um caso suspeito de mucormicose, conhecido como fungo preto, o segundo em Mato Grosso do Sul, em menos de uma semana. O primeiro foi em Campo Grande, onde o paciente de 71 anos faleceu na quarta-feira (02). O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS- MS), recebeu alerta da Saúde Municipal sobre um paciente, de 50 anos, residente na cidade, que tem hipertensão arterial sistêmica e obesidade.

O paciente teve histórico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com início dos sintomas em 22 de maio. No dia 27, realizou RT-PCR detectável para Covid-19. Ele apresentou tosse, dor de garganta, desconforto respiratório e fadiga. Está na UTI-Covid da Santa Casa desde 28 de maio e teve de ser intubado.

Ainda conforme as informações, o paciente recebeu duas doses da vacina contra a covid, em 20 de janeiro e 05 de fevereiro. No dia 02 de junho, foi diagnosticado com suspeita de mucormicose, apresentando necrose ocular bilateral. 

O fungo

O termo mucormicose é usado para se referir a toda infecção fúngica causada por fungo da classe Zygomycetes e ordem Mucorales. As pessoas contraem mucormicose entrando em contato com os esporos fúngicos no ambiente. Por exemplo, as formas pulmonares ou sinusais da infecção podem ocorrer depois que alguém respira em esporos. Essas formas de mucormicose geralmente ocorrem em pessoas que têm comorbidades ou utilizam medicamentos que diminuem a capacidade do corpo de combater algumas doenças.

A progressão da doença leva a uma sequência de sintomas que se iniciam com dor orbital unilateral ou facial súbita, podendo conter obstrução nasal e secreção nasal necrótica. Há a possibilidade de ocorrer lesão lítica escura na mucosa nasal ou dorso do nariz, celulite orbitária e facial, febre, ptose palpebral, amaurose, oftalmoplegia, anestesia de córnea, evoluindo em coma e óbito.

O tratamento envolve remover cirurgicamente todos os tecidos mortos e infectados. Em alguns pacientes, isso pode resultar em perda da mandíbula superior ou às vezes até mesmo do olho. A cura também pode envolver de 4 a 6 semanas de terapia antifúngica intravenosa. Como afeta várias partes do corpo, o tratamento requer uma equipe de microbiologistas, especialistas em medicina interna, neurologistas intensivistas, oftalmologistas, dentistas, cirurgiões e outros.

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hemodiálise recebem novos repasses
Saúde
Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Saúde
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar
Saúde
JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos
As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS
Saúde
SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
Saúde
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Saúde
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV
Saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV
Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema
Saúde
Anvisa libera medicamentos para diabetes, câncer de mama e angioedema
Mpox
Saúde
Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026
Drª Mariana, responsável pelo tratamento, e Thielly, a paciente
Saúde
Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande

Mais Lidas

Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Agência do INSS
Economia
INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso