No período de apenas um mês e meio, entre 13/4 a 30/5, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontaram que 22 pessoas vieram a óbito em Campo Grande devido complicações causadas pela influenza A.
Das 22 vítimas, oito tinham menos de 60 anos, com a mais jovem sendo uma mulher de 30 anos, que era fumante. Das oito vítimas, quatro não apresentavam nenhuma comorbidade que pudesse resultar em uma maior letalidade da doença.
Ainda segundo a Saúde campo-grandense, um ponto que chamou a atenção foi o fato de nenhum dos mortos se imunizou contra a gripe este ano, ou não tinha o registro da aplicação do imunizante. Em contrapartida, 82% tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid.
Das 22 vítimas, 14 tinham o subtipo H3N2, 5 testaram positivo para H1N1, enquanto em 3 casos não houve subtipificação.
Baixa cobertura causa preocupação
Em Campo Grande, apenas 33% do público a partir dos 6 meses de idade, faixa etária em que a vacina é liberada, se imunizou até o momento. Um dos vários reflexos desta baixa procura está nos dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que, segundo a Sesau, registrou, entre esta segunda-feira (3) e a madrugada de terça-feira (4), pelo menos 22 chamadas para atendimento de complicações de síndrome respiratória.
Com o aumento dos casos, também houve um aumento acima do normal na procura do imunizante. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aero Rancho, por exemplo, o movimento subiu 97,02%, já na UPA Moreninhas, o aumento foi de 126,87%.
A vacina contra a gripe é gratuita e protege contra os vírus da Influenza A, com os subtipos H1N1 e H3N2, e da influenza B. Para mais informações sobre quais unidades estão aplicando o imunizante e horários de funcionamento, basta clicar aqui.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Superação: Farmacêutica conta como foi sair de profissional oncológica à paciente com câncer

Abril Verde: Campanha reforça cuidados com a saúde mental dos professores

Chikungunya avança em MS e SES emite alerta para que os cuidados continuem acontecendo

Prefeitura de Selvíria deve apresentar estudos sobre terceirização da saúde, diz MP

Sesau diz que suspeitas de extravio de prontuários podem passar por sindicância

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado
