No período de apenas um mês e meio, entre 13/4 a 30/5, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontaram que 22 pessoas vieram a óbito em Campo Grande devido complicações causadas pela influenza A.
Das 22 vítimas, oito tinham menos de 60 anos, com a mais jovem sendo uma mulher de 30 anos, que era fumante. Das oito vítimas, quatro não apresentavam nenhuma comorbidade que pudesse resultar em uma maior letalidade da doença.
Ainda segundo a Saúde campo-grandense, um ponto que chamou a atenção foi o fato de nenhum dos mortos se imunizou contra a gripe este ano, ou não tinha o registro da aplicação do imunizante. Em contrapartida, 82% tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid.
Das 22 vítimas, 14 tinham o subtipo H3N2, 5 testaram positivo para H1N1, enquanto em 3 casos não houve subtipificação.
Baixa cobertura causa preocupação
Em Campo Grande, apenas 33% do público a partir dos 6 meses de idade, faixa etária em que a vacina é liberada, se imunizou até o momento. Um dos vários reflexos desta baixa procura está nos dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que, segundo a Sesau, registrou, entre esta segunda-feira (3) e a madrugada de terça-feira (4), pelo menos 22 chamadas para atendimento de complicações de síndrome respiratória.
Com o aumento dos casos, também houve um aumento acima do normal na procura do imunizante. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Aero Rancho, por exemplo, o movimento subiu 97,02%, já na UPA Moreninhas, o aumento foi de 126,87%.
A vacina contra a gripe é gratuita e protege contra os vírus da Influenza A, com os subtipos H1N1 e H3N2, e da influenza B. Para mais informações sobre quais unidades estão aplicando o imunizante e horários de funcionamento, basta clicar aqui.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

MS registra mais de 2 mil casos de dengue na última semana

Defensoria Pública terá mutirão de vacinação no sábado

Riedel cobra melhoria estrutural e no modelo de gestão da Santa Casa

Primeiro dia de 'Drive-thru' aplica 360 doses contra Influenza; ação segue até dia 17

Anvisa proíbe comercialização de suplementos com ora-pro-nóbis

Governo cria 'Drive de Vacinação' para intensificar imunização contra gripe na Capital

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Juliano Varela terá dia de atividades

MPMS instaura procedimento para monitorar ações contra hepatite A na Capital
