Foi registrado o primeiro caso suspeito do coronavírus no Paraguai, país vizinho de Mato Grosso do Sul. Um chinês morador em Assunção, no Paraguai, pode ter contraído o vírus quando esteve na China comemorando as festas de fim de ano.
O Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, repassou essa informação em entrevista realizada nesta quarta-feira (29). Ele disse que o homem procurou o ministério alegando estar com febre.
De acordo com o ministro, o homem chegou a Assunção no último sábado (26), pelo aeroporto Silvio Pettirossi, após ter feito escala na Espanha, depois de passar o Natal na Europa.
Nesse sentido, destacou que a Vigilância em Saúde ativou um protocolo que envolve a elaboração de todo o itinerário das pessoas com quem o homem teve contato ao entrar no país, com o objetivo de determinar possíveis rotas de infecção em caso de confirmar a doença.
Ainda conforme Mazzoleni está descartada a possibilidade de mais pessoas suspeitas de terem coronavírus, incluindo uma pessoa que está internada no Hospital Bautista de Asunción.
Diante dos fatos, o JD1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que em nota afirmou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Mato Grosso do Sul monitora a situação do novo coronavírus e está pronto para ser acionado pelos municípios.
A Secretaria também recomendou as equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local do vírus, que tenham vinculo ou contato próximo com caso suspeito nos últimos 14 dias.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no paÃs, em 2026

Tratamento metabólico ajuda empresária a perder 14 kg em Campo Grande

Doação de órgãos de enfermeira vÃtima de feminicÃdio salva três vidas

Com chegada do frio, SES alerta para possÃvel aumento de casos de gripe em MS

Humap-UFMS promove programação especial pelo Dia da Mulher com foco no bem-estar

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos

PF aponta corrupção na saúde de Macapá e ministro do STF afasta prefeito

Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs

Uma em cada cinco crianças e adolescentes tem sobrepeso ou obesidade

A Secretaria recomendou as equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas (Reprodução/Internet)



