Foi registrado o primeiro caso suspeito do coronavírus no Paraguai, país vizinho de Mato Grosso do Sul. Um chinês morador em Assunção, no Paraguai, pode ter contraído o vírus quando esteve na China comemorando as festas de fim de ano.
O Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, repassou essa informação em entrevista realizada nesta quarta-feira (29). Ele disse que o homem procurou o ministério alegando estar com febre.
De acordo com o ministro, o homem chegou a Assunção no último sábado (26), pelo aeroporto Silvio Pettirossi, após ter feito escala na Espanha, depois de passar o Natal na Europa.
Nesse sentido, destacou que a Vigilância em Saúde ativou um protocolo que envolve a elaboração de todo o itinerário das pessoas com quem o homem teve contato ao entrar no país, com o objetivo de determinar possíveis rotas de infecção em caso de confirmar a doença.
Ainda conforme Mazzoleni está descartada a possibilidade de mais pessoas suspeitas de terem coronavírus, incluindo uma pessoa que está internada no Hospital Bautista de Asunción.
Diante dos fatos, o JD1 Notícias entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que em nota afirmou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Mato Grosso do Sul monitora a situação do novo coronavírus e está pronto para ser acionado pelos municípios.
A Secretaria também recomendou as equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local do vírus, que tenham vinculo ou contato próximo com caso suspeito nos últimos 14 dias.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


A Secretaria recomendou as equipes de vigilância epidemiológica municipais, bem como serviços de saúde, a estarem alertas (Reprodução/Internet)



